Distrito sul-africano pode tornar-se cidade-irmã de Embu

01/08/2008 - 0:00
Distrito sul-africano pode tornar-se cidade-irmã de Embu

Pela segunda vez, uma comitiva do distrito municipal de Ngaka Modiri-Molema (NMMDM na sigla em inglês), da África do Sul, esteve em visita oficial a Embu das Artes. Em reunião com o prefeito Prefeito, o governador distrital Themba Gwabeni reafirmou o seu interesse  em concluir o convênio para que os municípios de Ngaka e Embu tornem-se cidades-irmãs, interesse confirmado pelo prefeito brasileiro. “Embu é similar a nós. É como se fosse a nossa casa fora de casa. O idioma e a distância que separam nossos continentes podem ser diferenças, mas há uma reciprocidade entre nossos povos, nossa cultura e nosso calor humano que nos tornam gente totalmente iguais”, afirmou Gwabeni. Ainda segundo ele, os embuenses são pessoas boas, humanas e demonstraram simpatia e carinho com seu grupo.

As autoridades sul-africanas voltaram a Embu também com o intuito de acompanhar o Centenário Solano Trindade encerrado dia 27/7, atendendo ao convite de Raquel Trindade na visita feita ano passado. Desta vez, além de dez representantes do governo, a comitiva foi composta pelo grupo cultural Setswana Music Dance. Formado por 22 pessoas (dez dançarinos, sete músicos e cinco cantores), o grupo revela a força e a riqueza próprias da cultura africana. No espaço do Teatro Popular Solano Trindade, brasileiros e sul-africanos dançaram e cantaram, mostrando verdadeira sintonia cultural e artística.

O distrito da África do Sul tem o nome de Ngaka Modiri-Molema, médico que estudou na Inglaterra, reconhecido como herói por ter lutado pela liberdade do seu povo ao lado de Nelson Mandela, durante o famoso congresso sul-africano que combateu o regime racista do apertheid. Molema faleceu aos 75 anos, em 1965, quando todos os líderes negros sul-africanos estavam presos.