Diversão e cultura lembram o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

25/08/2017 - 16:45
Diversão e cultura lembram o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

Os autistas, pessoas com deficiência e suas famílias tiveram um dia de diversão no Parque Pirajuçara com apoio da Secretaria de Cultura, em memória ao “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência”, instituído no dia 4 de agosto.

Um evento realizado desde 2002 pela Associação de Atendimento aos Autistas (3AAA) disponibilizou gratuitamente nesta sexta-feira (25/8) um parque de diversões com roda gigante, carrossel, carrinho bate-bate, barco viking, entre outros, montado na praça Manoel Almeida dos Santos.

A Secretaria de Cultura ofereceu as mesmas atividades do Projeto Cultura nos Bairros como pintura de rosto, práticas de desenho, oficina de miçanga, piscina de bolinha etc. e ajudou a divulgar o evento com a produção de material impresso, como panfleto e faixas de rua, e nos meios de comunicação da Prefeitura, como site e redes sociais. “Reconhecemos a relevância da atuação dessa instituição e a data é um momento de reflexão”, disse a secretária de Cultura, Rosana Almeida.

A presidente da entidade, Maria do Socorro Pastor Sales Pereira, agradeceu a participação da gestão municipal no encontro. “Temos dificuldades para conseguir auxílio no atendimento aos deficientes, mas a Prefeitura de Embu das Artes abriu as portas e encontrei na Rosana uma importante parceira para fazer esse evento”.

A 3AAA tem a missão de  proporcionar o desenvolvimento global das pessoas com deficiência e seus familiares, através da cultura, direitos, ciência e educação para o exercício consciente da solidariedade e cidadania.

Na praça

Maria Bebiana Guerra, mãe de Jeberton, 27 anos, atendido pelo serviço de psicologia da 3AAA, comemorou o interesse do filho em ir num brinquedo: “Ele não se interessa muito por atividades desse tipo, mas está lá curtindo”.

Com sua neta Kátia, 29 anos, Maria da Conceição Gonçalves falou das atividades lúdicas, físicas e culturais na 3AAA. “Ela gosta de música sertaneja e se desenvolveu muito na instituição, pois não se adaptava em outro lugar”.

“Meu filho gosta da 3AAA, acorda rapidinho quando tem que ir ao espaço e se tornou mais calmo depois que iniciou as atividades”, declarou Jovina Silvina Jesus, mãe de Rogério, 24 anos, que curtia tranquilamente a festividade.

Autoridades presentes: secretários Paulo Vicente dos Reis (Trabalho e Emprego) e Léo Novaes (Serviços Urbanos). Apoio: Carrossel Diversões. Participação dos alunos da E. M. Armando Vidigal.