Diversidade criativa reúne 37 artistas na Expo Contemporâneos 2018

03/09/2018 - 18:44
Diversidade criativa reúne 37 artistas na Expo Contemporâneos 2018

A exibição coletiva “Expo Contemporâneos 2018” acontece de 6 a 23 de setembro no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro). Essa mostra faz parte do projeto de difusão da arte contemporânea produzida hoje em Embu das Artes e região, sob a curadoria de Paulo Dud e Renato Gonda (Associação Embuscadasartes), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Participam da mostra 37 artistas, entre eles: Adelia Klinke, Anderson Wilcke, Charles Brait, Correra & Gonda, Edgar Izarelli, Edu Silva, Felipe Senatore, Gabriel Borba, Gaiga, Joilson Guespires, José Roberto Carvalho, Kadu Moura, Lea Lopes, Loz Chiu & Irael, Luis Resquim, Mariano Marziarz, Milton Takada, Ney Silva & Camila, Niob, Paulo Dud, Paulo Zits, Rafael Hichraf, Rodrigo Ramos e Wanderley Ciuffi. Além dos convidados: Acácio Pereira, Camila Nascimento, Paulo Zitts, Carla Fatio, Heloise Rosa, João Bosco, Silvia Mharques, Renata Castro, Roberval Rodan e Walter Miranda.

A iniciativa de expor a produção contemporânea de Embu das Artes e região começou em 2009 com a mostra “Alguns Contemporâneos”, reunindo um coletivo de artistas plásticos consagrados no âmbito nacional e internacional com a finalidade de mostrar a diversidade das expressões artísticas e culturais do município.

A arte contemporânea é uma tendência artística que começou a se manifestar no período pós-guerra como uma ação de separação da arte moderna. Embora não haja consenso entre historiadores e críticos, considera-se que ela ficou mais evidente e ganhou mais espaço com significativas transformações na arte a partir da segunda metade do século XX, estendendo-se até os dias de hoje. Em nenhum outro período da história os artistas tiveram tanta liberdade criadora para expressar-se, seja tecnicamente ou conceitualmente, sem compromissos institucionais com a igreja ou a política.

Nessa corrente artística, a liberdade de criação com o objetivo de aumentar as suas oportunidades criativas leva o artista a transitar por diferentes períodos: o happening, a performace, o minimalísmo, a body art, a op art, a pop art e a street art. É possível identificar algumas características evidentes na arte contemporânea como: a efemeridade da obra, o abandono dos suportes tradicionais, a mescla de estilos, a interação do espectador com a obra ou a aproximação com a cultura popular, entre outros aspectos.

Serviço:
Expo Contemporâneos 2018
Vernissage: dia 6/9, às 19h
Visitação: de 6 a 23/9, das 9h às 20h
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico, Embu das Artes)