Representantes de entidades sociais estiveram reunidos com o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, e o secretário de Educação Paulo Vicente dos Reis, na manhã de sexta-feira, 18/12, para a assinatura de convênios para o próximo ano. Os convênios são referentes à prestação deserviços educacionais de crianças de zero a três anos e, também, a formações continuada de professores.
Na ocasião, Paulo Vicente dos Reis, apresentou dados orçamentários referentes às 28 entidades conveniadas que, juntas, atenderão 3.699 crianças no próximo ano. Segundo os dados apresentados, a verba destinada aos convênios teve um aumento de quase 300% nos últimos anos, passando de R$ 4.738.593,20, em 2013, para R$ 11.503.400,04, em 2016.
O prefeito da cidade, Prefeito, falou com alegria sobre o trabalho realizado pelas conveniadas e lembrou o fortalecimento que as entidades comunitárias vêm vivenciando desde 2009: “Eu quero dizer para vocês da nossa alegria em estar assinando esses convênios. O trabalho realizado pelas creches da rede direta é muito bom, mas tem um diferencial no trabalho de vocês, vocês não burocratizam as relações, porque vocês estão lá, se relacionam com a comunidade”.
Prefeito ainda falou sobre o novo Marco Regulatório para o Terceiro Setor, que trata de todas as questões jurídicas relativas às organizações não-governamentais, e sobre a importância da prestação de contas adequada, para a manutenção dos convênios.
Já o secretário de educação, garantiu que as formações realizadas em parceria com entidades como o Teatro Popular Solano Trindade e o Centro de Informação da Cultura Indígena (Cici) continuarão, e pediu que para o próximo ano os participantes tragam sugestões de conteúdos para novas formações.
Otimistas, os representantes das entidades conveniadas demonstraram satisfação e entusiasmo com a renovação dos convênios. Alguns fizeram questão de destacar pontos positivos e elogiar a dedicação do governo para a constante melhoria do trabalho prestado:
Alberto Pires, vice-presidente do Centro Educacional Gabriela Pires, responsável pelo atendimento de 60 crianças, elogiou a postura do prefeito Prefeito que, segundo ele, segue na contramão da crise. Ouça:
Dinha, coordenadora da Associação dos Moradores do Bairro da Vila Isis Cristina, responsável pelo atendimento de 200 crianças, falou sobre a importância e da preocupação do governo em assegurar direitos iguais aos estudantes atendidos pela rede direta e conveniada:
Shirley Batista de Mello, fundadora da Associação Estrela da Manhã, responsável pelo atendimento de 92 crianças do Jardim Santa Tereza, agradeceu o tratamento e o apoio recebido por parte dos funcionários da Secretaria de Educação. Ouça:
A assinatura de convênios foi acompanhada pelos secretários Maria Emília dos Santos (Controladoria), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas) e Paulo Giannini (Governo) e pelo vereador Ney Santos (presidente).