Educação Científica de Embu das Artes é referência nacional

08/05/2006 - 0:00
Educação Científica de Embu das Artes é referência nacional

"Não foi a toa que Prefeito ganhou o prêmio de prefeito mais empreendedor". Foi com esta frase que o superintendente do Instituo Ciência Hoje, Ricardo Madeira, abriu a Aula Inaugural, no último dia 4, no Auditório da Prefeitura, do Aventure-se no Conhecimento e Embu na Onda do Mar.

Madeira destacou, ainda, que o prefeito foi o primeiro a acreditar em seus projetos. Realizados desde 2003 pela Prefeitura de Embu, em parceria com o Instituto Ciência Hoje, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), os trabalhos foram reconhecidos nacionalmente pelo sucesso do desenvolvimento da Educação Científica no Ensino Fundamental. Em 2005 receberam o certificado de tecnologia social da Fundação Banco do Brasil, Petrobras e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary de Matos, o apoio dos professores é fundamental para que o projeto seja bem sucedido. "No término das atividades realizaremos uma exposição itinerante dos trabalhos", declarou.

O programa será dividido em três módulos de trabalho. Inicialmente os professores recebem capacitação para trabalharem no projeto na próxima etapa todos os alunos das 3ªs e 4ªs-séries das escolas municipais participam do Aventure-se no Conhecimento, onde realizam estudos do ambiente ao entorno da escola, comparando o espaço com a cidade em que vivem. Na fase final acontece o Embu na Onda do Mar, onde os estudantes fazem um estudo comparativo entre Embu e uma cidade litorânea. As pesquisas realizadas ao longo do ano transformam-se em histórias, resultando no jornal Pequenos Cientistas. É importante ressaltar que os passeio são monitorados por professores e pela equipe do Instituo Ciência Hoje.

Prestigiaram o evento a presidenta da Câmara Maria das Graças de Souza, o vereador Manoel Raimundo, a coordenadora da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Embu, Lídia Balse, a coordenadora dos projetos de Educação do Instituto Ciência Hoje, Maria Del Carmem, entre outros.