Educação Científica é debatida nas salas de aula em Embu das Artes

15/09/2006 - 0:00
Educação Científica é debatida nas salas de aula em Embu das Artes

Crianças com apenas 8 anos de idade, moradoras de uma região carente e vivendo muitas vezes em situação de vulnerabilidade, estão aprendendo sobre ciência de uma maneira divertida e dinâmica. As aulas do projeto Aventure-se no Conhecimento, realizadas desde 2003 em todas as escolas municipais da Estância Turística de Embu, envolvem professores e alunos que estudam importantes temas, através de aulas teóricas e práticas, tendo como objetivo elaborar propostas de melhorias para o bairro onde a unidade escolar se localiza e desenvolver programas que contribuam para o bem estar de todos.

É nítida a preocupação dos estudantes sobre as questões de saúde, limpeza pública, meio ambiente, reino animal, entre outras. Composto por três estágios, o projeto prevê, primeiramente, a escolha de um assunto a ser estudado. A próxima etapa trata-se das realização de pesquisas para a composição dos trabalhos através da saída em campo, onde as crianças observam e analisam cada detalhe sobre o objeto de estudo. O resultado é comprovado na qualidade dos trabalhos de conclusão apresentados.

Localizada em uma área superpopulosa, a Escola Municipal Antônia Augusta Delphina de Moraes, por exemplo, destacou a importância da reciclagem ao debater a preservação do meio ambiente. A busca pelo conhecimento e a criatividade dos alunos podem ser conferidas na confecção de brinquedos como biboque, carrinhos, instrumentos musicais, entre outros, produzidos com o lixo gerado na casa de cada criança, como garrafa pet, lata de alumínio, caixinha de leite longa vida e coador de café. A diversão é garantida no horário do intervalo.

Uma colméia encontrada na árvore em frente à Escola Astrogilda de Abreu Sevilha foi o ponto de partida para o início das atividades. Após uma pesquisa teórica feita desde a composição do corpo de uma abelha até a função exercida por cada uma em seu habitat, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um apiário, além de conversarem com um apicultor para esclarecer as dúvidas levantadas no primeiro estágio do projeto.

Ao notar que durante as refeições muitas crianças não consumiam a quantidade de legumes e verduras necessários para uma alimentação saudável, professores e alunos da Escola Deputado José Salvador Julianelli construíram uma horta hidropônica, que permite o cultivo de alimentos e plantas sem a utilização do solo. Os estudantes acompanharam passo a passo todo o processo da agricultura participando de todas as fases: plantio, colheita, preparo e degustação. O resultado da experiência é um sucesso. Diariamente, durante o intervalo e também em casa, todos passaram a se alimentar corretamente.

A Educação Científica é extremamente importante para o desenvolvimento e a inclusão social. Ações como estas, realizadas com seriedade, demonstram que é possível conscientizar as crianças para que tenhamos um futuro melhor.