Educação de Embu investe na formação continuada para avançar na qualidade de ens

29/05/2006 - 0:00

No último sábado, 20 de maio, a Escola Municipal Paulo Freire reuniu todos os profissionais da rede de ensino fundamental da cidade. Cerca de mil pessoas participaram das 19 oficinas na 1a etapa do 6º Seminário de Educação de Embu das Artes.

Arte, dança, teatro, recreações, brincadeiras, jogos, informática, literatura e até a construção de instrumentos musicais fizeram parte das atividades oferecidas para trabalhar, da melhor forma possível, o tema "Construindo o conhecimento no tempo e no espaço de todos". A preocupação em oferecer ensino de qualidade com criatividade para as crianças em todos os aspectos foi o que deu o tom das oficinas.

Investir na qualidade social da educação já é uma tradição no ensino de Embu, segundo a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosimary Matos. Exemplo disso foi a oficina "O uso dos conhecimentos fisioterápicos e fonoaudiológicos no ambiente escolar", ministrada por profissionais graduados que apresentaram as melhores maneiras de adaptar as crianças com necessidades especiais ao ambiente escolar. Posicionamento em sala de aula, controle total do tronco e fazer com que as crianças saiam das cadeiras de rodas e se socializem com o espaço foram algumas abordagens das oficinas.

Em "Arte na Educação de Jovens e Adultos" os trabalhos foram desenvolvidos com base nas obras da pintora Tarsila do Amaral. Carlos Caçapava, artista de Embu, ministrou as aulas de construção de instrumentos musicais. Enquanto os professores realizavam os trabalhos, Caçapava cantava e contava histórias, tornando o ambiente ainda mais agradável. Outros artesãos da cidade, como Agenov e Tonia de Embu, também participaram do evento.

É importante ressaltar a participação e, principalmente, a dedicação de todos os profissionais que contribuíram para que as oficinas alcançassem o seu objetivo.