Educação e GCM formam estudantes na prevenção às drogas

29/11/2016 - 0:00
Educação e GCM formam estudantes na prevenção às drogas

No Centro Cultural Valdelice Prass, 380 estudantes das 4as e 5as séries da Escola Municipal Reynaldo Ramos receberam na segunda-feira (28/11) seus certificados pela participação na formação de 2h30 de duração do “Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad)”, ministrada pela equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Secretaria de Educação de Embu das Artes. Outras escolas que passaram por essa formação foram Astrogilda e Valdelice.

Criado em 2007, o Gepad aplica cursos e palestras nas escolas municipais com professores, pais e alunos, que visam prevenir e reduzir o uso de drogas. Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; fornecer informações científicas; integrar as instituições públicas e outros segmentos na prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares.

O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, apontou o preconceito e a dificuldade de diálogo entre pais e jovens como barreiras para a compreensão do assunto sobre drogas, o que pode causar sofrimento a muitas famílias. “Os tabus devem ser derrubados e a inversão de valores combatida, pois quem não incorpora uma referência fica vulnerável aos perigos do uso de entorpecentes”, declarou o secretário.

“Valorizem o que os pais e professores dizem”, afirmou o Comandante Rildo da GCM de Embu das Artes. “Todos se defrontarão com situações que tentarão lhes induzir ao erro, mas com essas orientações, terão uma vida boa e longa”, completou.

“Amor ao próximo, valorização das nossas vidas e respeito ao outro”, foram atitudes citadas pela coordenadora do Gepad, gcm Souza, como essenciais para o exercício da convivência amistosa em sociedade e multiplicação da prevenção ao uso de drogas e álcool.

Raira Gomes de Almeida, 11 anos, estudante do 5º ano, gostou dos alertas sobre o uso de bebidas alcoólicas, explicadas durante o curso: “Espero levar esses ensinamentos para o resto da minha vida”.

A mãe da adolescente, Patricia Alves Gomes, 36, exaltou a importância de disseminar esse conhecimento entre as crianças para não ficarem tão vulneráveis às drogas, aprenderem a discernir o certo do errado e a se protegerem de situações de risco: “A informação é tudo, na minha época não tínhamos essa abertura de hoje”.

Presentes à mesa diretora: Margarete Ap. Cavalheiro Silva (diretora); Marli Cunha (supervisora de ensino); Darlene Virgínia (coordenadora de projetos especiais); Soraia Maria Vicente, Tereza Cristina Morais e Sandra Lúcio C. Pereira (coordenadoras pedagógicas); gcms Adriana e Edilson; Comandante Neves (GCM Itapecerica da Serra).

Próxima formatura:
30/11, 14h30 – E. M. Valdelice Prass
Local: Centro Cultural Valdelice – Av. Aimara, s/n, Pq. Pirajuçara.