Educação realiza “1º Encontro de Conselhos Mirins e Grêmios Estudantis”

20/03/2017 - 16:22
Educação realiza “1º Encontro de Conselhos Mirins e Grêmios Estudantis”

Na segunda-feira (20/3), os conselheiros mirins de 10 escolas municipais e representantes de um grêmio estudantil se reuniram no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, para o “1º Encontro de Conselhos Mirins e Grêmios Estudantis”. Essa atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, faz parte das 58 ações do governo municipal pelos 58 anos da cidade de Embu das Artes.

Os conselheiros foram escolhidos diretamente pelos próprios estudantes em processo eleitoral ocorrido em cada unidade escolar. O objetivo do Conselho é gerar uma ação de gestão democrática para que o estudante exerça sua cidadania, fazendo reivindicações e participando de decisões para as necessidades e melhorias de sua escola.

As escolas presentes foram: Astrogilda, Villa Lobos, Mauro Ferreira, Anexo Jequitibá, Jornalista José Ramos, Magali, Elza Marreiro, Delphina, Azteca e Valdelice.

Num debate entre alguns representantes dos conselhos, as crianças citaram conquistas adquiridas para suas unidades a partir da atuação do Conselho Mirim, como adequação de horários de intervalos, aquisição de brinquedos novos, organização e limpeza. E também solicitaram algumas demandas como manutenção de quadra, playground, instalação de bebedouros etc.

“Esta ação será uma de nossas prioridades, porque acredito que a educação se realiza a partir de vocês, para fazer da escola um dos melhores lugares do mundo para se conviver”, declarou o secretário de Educação, Pedro Ângelo. “As propostas e dificuldades aqui apresentadas serão discutidas com o prefeito para que em 10 dias, no máximo, possamos responder sobre as reivindicações”, completou.

Participantes do evento: secretário adjunto de Educação Uziel Matos, assessora técnica pedagógica Genilda Valadão e demais assessores, coordenadores e professores da Secretaria de Educação.