Educação realiza formação com diretores e coordenadores pedagógicos

24/08/2016 - 0:00
Educação realiza formação com diretores e coordenadores pedagógicos

A Secretaria de Educação realizou dia 23/8 duas formações integradas: a de “Prevenção e combate a incêndios” e “Controle dos custos fixos”. O encontro aconteceu no Centro Cultural Valdelice Prass, no Pirajuçara, e contou com a participação de mais de 200 pessoas entre elas, diretores e coordenadores pedagógicos.

De acordo com o secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis, o controle dos gastos fixos como água, energia, tem um grande impacto na receita da Prefeitura. Tratar dos gastos fixos não é apenas pensar financeiramente nesses gastos,  mas pensar a partir de uma perspectiva da alfabetização ecológica e do zelo com o bem público.

A Prefeitura adquiriu 472 extintores de incêndio, sendo 241 de água e 231 de pó químico, que devem zelar pela segurança dos estudantes. Os bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros, PM José Henrique e PM Freitas deram uma aula de como usar os extintores nas escolas. Segundo Ana Paula dos Santos, assessora de Gestão de Pedagógica, a aquisição dos extintores está ligada aos custos fixos, logo é um bem público e deve ser zelado. A ideia está voltada para a criação de uma consciência cidadã, onde todos cuidam do que é público, do que é de todos.

A Comissão de Custos Fixos fez uma apresentação sobre consumo consciente, sobre o reuso e sobre sustentabilidade e afirmou que não se deve se prender aos gastos apenas pelo seu valor financeiro, mas também pelo uso correto dos recursos que se findam. Se uma escola apresenta uma conta de água mais cara de um mês para outro, por exemplo, será investigada para entender o que está acontecendo e tentar resolver a questão.

A escola municipal Reinaldo da Gama apresentou seus projetos realizados com materiais recicláveis e a escola Irmã Maria Iluminata mostrou verduras colhidas pelos próprios alunos dentro do projeto Horta Educativa. Ambas representaram todas as escolas da cidade que têm projetos sustentáveis em seus currículos.

Ao final, os bombeiros realizaram na praça em frente ao Centro Cultural um treinamento de como operar os extintores entre os servidores da Educação.  Um botijão de gás foi aceso e o bombeiro PM José Henrique auxiliou alguns voluntários no manuseio dos extintores.