Educadores concluem formação sobre cuidados na primeira infância

20/10/2015 - 0:00
Educadores concluem formação sobre cuidados na primeira infância

Educadoras e funcionárias de 27 creches da rede municipal de ensino e conveniadas à Prefeitura concluíram hoje, 20/10, a formação Criança é Vida Bebês, sobre cuidados nos primeiros 24 meses de vida, ministrada pelo Instituto Criança é Vida.

O projeto, com foco em propiciar conhecimento para pais e cuidadores sobre desenvolvimento emocional e social dos bebês na primeira infância, teve início em maio. Ao todo, foram 18h de formação divididas entre os módulos: Um bom início de vida; Alimentação e sono; Desenvolvimento emocional e social do bebê; Crescendo com as separações; Novos progressos do bebê; e Aprendendo a crescer.

Os 60 profissionais que participaram diretamente da formação também atuaram como multiplicadores, levando o conhecimento aos demais funcionários das instituições de ensino, gestantes e familiares das crianças atendidas. Estima-se que 1.500 pessoas tenham sido capacitadas.

Além da formação voltada para os cuidados com os bebês, também está ocorrendo na cidade o “Criança é Vida Crianças”  para os cuidados com crianças de 3 a 4 anos, com a participação de 48 multiplicadores de 21 instituições de ensino ligadas à Prefeitura.

Para a psicóloga do Instituto Criança é Vida, Vera Maria Leme, responsável por ministrar os encontros, a troca de informações entre profissionais é fundamental: “O que eu mais prezo nesse treinamento é o espaço para que as educadoras contem as suas experiências e não se sintam acanhadas e nem sozinhas. A gente conversa muito e eu procuro inseri-las no assunto dos módulos pelas suas próprias experiências e dúvidas”.

Ouça a impressão de algumas das educadoras participantes:

Greyce Tostes dos Santos, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Gabriela Pires

Ana Cristina Barrantes, educadora do berçário fase I, da Creche Marina

Eliana Santos da Silva, coordenadora pedagógica da creche da Associação de Moradores do Jardim Silvia

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação atende 5.215 crianças de 0 a 3 anos e 6.525 nas fases IV e V, entre 4 e 5 anos. O encerramento da capacitação ocorrerá dia 24/10, com a entrega de certificados, no Parque Francisco Rizzo.