Educadores Mova e EJA passam por formação integrada

05/05/2015 - 0:00
Educadores Mova e EJA passam por formação integrada

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, promove entre os meses de abril e outubro, na Escola Municipal Valdelice Prass, uma formação continuada para educadores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa é primeira vez em que a formação ocorre de forma integrada entre os grupos.

Ao todo, são 13 encontros onde os educadores discutirão construção de identidade, planejamento, leitura de mundo, importância da cultura popular na aprendizagem, direitos humanos e sustentabilidade. Além, de temas pertinentes a ao processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, na perspectiva do educando como protagonista.

Além da formação integrada, os educadores do Mova também participam de formações semanais com abordagem de práticas e processos de alfabetização e acolhimento. Já os educadores da EJA, passam por 2 horas semanais de formação continuada, no horário de trabalho pedagógico e coletivo (HTPC), com acompanhamento e orientação do professor coordenador pedagógico (PCP), e 4 horas semanais de horário de estudo e pesquisa (HEP).

Atualmente a cidade conta com 1.288 estudantes entre as modalidades Mova (210), EJA Fundamental I (310) e EJA Fundamental II (768).

Confira o cronograma:

17/4, das 19 às 22h, – Identidade em Construção Mova e EJA

8/5, das 19 às 22h, – Importância do Planejamento Mova

22/5, das 19 às 22h, – Leitura de Mundo Mova e EJA

12/6, das 19 às 22h, – Oficinas EJA, Mova e Projovem

13/7, das 19 às 22h, – Matemática e sua linguagem, integrando o nosso saber. Mova e EJA

14/8, das 19 às 22h, – Trabalhos com vários tipos de textos

28/8, das 19 às 22h, – A importância da cultura popular na aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Mova e EJA

8, 9, 10 e 11/9, das 19 às 22h, – 2º Seminário de EJA, Mova e Projovem

25/9, das 19 às 22h, – Direitos Humanos Mova EJA