Em meio a comemoração a queda de homício em Embu, a Guarda Civil Municipal compl

22/06/2005 - 0:00

Embu, que já foi considerada a cidade mais violenta do Estado de São Paulo entre 2000 e 2001, há quatro anos vem reduzindo os altos índices de violência. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de homicídios caiu de 197 em 2001 para 162 no ano seguinte, 122 em 2003 e baixou para 87 casos em 2004.  A implantação da Guarda Municipal e da "Lei Seca", que proíbe a venda de bebidas alcóolicas após às 23h, a vinda do  36º Batalhão da Polícia Militar, entre outras medidas adotadas, justificam estes números.

No mês de abril, na periferia de Embu, onde concentra-se 70% dos moradores da cidade, não houve nenhum homicídio. Por conta disso, Embu chamou a atenção da mídia, sendo destaque de diversos veículos de comunicação, como O Estado de S. Paulo, Diário do Grande ABC, Gazeta de Pinheiros, Tribuna de Santo Amaro, Jornal do Butantã, São Paulo News, jornais locais e da região.

Quase que simultaneamente a redução do índice de violência, a Guarda Civil Municipal (GCM) festejou os seus dois anos de existência, no último dia 17, no auditório da Prefeitura. A Secretaria de Governo, que reponde pelo Departamento de Trânsito e pela Guarda Civil, ofereceu um café da manhã para o efetivo da GCM e autoridades do município. Segundo o  prefeito Prefeito, a cidade quer uma Guarda Municipal que seja reconhecida pela população pelo seu trabalho. Segundo ele, a violência diminuiu por causa das ampliações das políticas públicas e da participação popular. O prefeito também falou sobre as parcerias: "A guarda não substitui as Polícias Civil e Militar em hipótese nenhuma, só queremos somar as forças. A população está se sentindo mais segura com essa atuação."

Tags: