Embu, 50 anos, melhor a cada dia

17/02/2009 - 0:00
Embu, 50 anos, melhor a cada dia

Meio século de vida política e administrativa independente comemora Embu das Artes neste 18 de fevereiro de 2009. A cidade secular historicamente (que em 18 de julho fará 455 anos), é ainda jovem politicamente.

Em 50 anos, o município elegeu apenas sete prefeitos, tendo quatro deles cumprido ao menos dois mandatos. Após Embu deixar de ser distrito de Itapecerica da Serra, Annis Neme Bassith foi o primeiro eleito, comandando a cidade entre 1960 e 1963 e de 1969 a 1972. Joaquim Mathias de Moraes somou mais tempo no poder, de 1964 a 1968, 1977 a 1982 e de 1989 a 1992. Oscar Yazbek esteve também por duas vezes à frente do Executivo (1973 a 1976 e de 1997 a 2000). Já Nivaldo Orlandi (1983-1988) e Geraldo Puccini Junior (1993-1996) alcançaram o posto apenas uma. Geraldo Leite da Cruz foi o primeiro prefeito reeleito para um mandato sucessivo (2001-2004 e 2005-2008), e eleito em 5 de outubro passado, o prefeito Prefeito é o sétimo a comandar Embu.

Nesse período, houve mudanças importantes e impactantes. O número de habitantes cresceu vertiginosamente: de 5 mil pessoas em 1960, saltou para 250 mil em 2008. O município inaugurou sua Maternidade, ampliou a rede de assistência básica à saúde e melhorou sua infra-estrutura urbana, com canalizações de córregos, moradias populares, pavimentações e urbanização de áreas degradadas.

Paralelamente à independência política, foi no movimento libertário e de protesto dos jovens hippies da década de 60 que Embu tornou-se Embu das Artes. Apenas dez anos após sua fundação administrativa, a cidade criou aquele que se tornaria um dos mais importantes espaços de exposição de arte e artesanato ao ar livre do País: a Feira de Embu das Artes, que acaba de completar 40 anos, reconhecida internacionalmente e que atrai em média 20 mil visitantes e turistas aos finais de semana.

O cinquentenário de emancipação político-administrativa de Embu das Artes será celebrado com uma diversidade de manifestações artísticas e culturais, como é a cara da "Terra das Artes". O Governo Municipal distribuiu atrações nos Jardim Santa Tereza e no Centro para agradar diferentes públicos, de todas as idades. Os shows são uma atração à parte, reunindo desde os amantes do samba e do pagode, com Tobias da Vai-Vai, Demônios da Garoa e Samprazer, ao Palavra Cantada e Jorge Ben Jor, fechando a programação de aniversário e carnaval de Embu das Artes, uma cidade que se mostra melhor a cada dia. Participe. A festa é sua!

Confira a programação:

Carnaval 2009 – Embu 50 anos
Dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro
Desfile de Blocos Carnavalescos e grandes atrações

Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 300 – Quinhaú

21/2 – sábado – 18h
Apresentação da Corte do Carnaval e shows com os grupos Nova Razão

Palavra Cantada
22/2- domingo – 15h

Show com o grupo Palavra Cantada e desfile dos blocos Zumaluma, Menino Arteiro, Acadêmicos do Jd. Júlia, Kambinda, Arte Sem Fronteira, Unidos do Santa Tereza e do Barata
> Acessar site do Palavra Cantada e ouvir músicas

23/2 – segunda-feira –18h
Show com os grupos Primagia, Nova Razão e Sempre Nós

Jorge Ben Jor
24/2 – terça-feira – 14h
Desfile dos blocos Zumaluma, Unidos do Santa Tereza, Menino Arteiro, do Barata
Acadêmicos do Jd. Júlia, Arte Sem Fronteira, Kambinda e grande show com Jorge Ben Jor
> Acessar site do Jorge Ben Jor e ouvir músicas

Jardim Santa Tereza
Rua Belgrado s/nº

Tobias da Vai_Vai
21/2 – sábado –  17h
Show com Samba da Gente, Espera Marido, Corte do Carnaval e Tobias da Vai-Vai

22/2 –  domingo – 17h
Apresentação dos grupos No Clima, Nova Razão e Corte do Carnaval

Demônios da Garoa
23/2- segunda-feira  – 16h
Demônios da Garoa e desfile dos blocos Zumaluma, Menino Arteiro, do Barata, Acadêmicos do Jd. Júlia, Kambinda e Unidos do Santa Tereza

Carnaval Embu 50 anos
A festa é sua e a saúde também.
Use camisinha!

Tags: