Embu comemora 4º ano de sua Guarda Municipal

21/06/2007 - 0:00
Embu comemora 4º ano de sua Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Embu (GCM) completou quatro anos no dia 19 de junho, com direito a café da manhã, com bolo, parabéns a você e muitos elogios. Com 78 membros efetivos, sendo 14 mulheres, e 15 viaturas, a GCM Embu tornou-se uma honrosa corporação que é referência na região em relação à aplicação da lei seca e que ajudou a reduzir os índices de criminalidade no município desde 2001. Embu vive hoje com mais segurança graças à dedicação, ao espírito de união de seus membros, ao foco em segurança comunitária, aos investimentos em equipamentos e capacitação profissional, às iniciativas como a Lei Seca e às políticas sócioeducativas, além da parceria com outros corporações.

“Hoje fazemos a ronda escolar, a guarda do patrimônio público, do conselho tutelar e das festas do município e ganhamos a confiança e o carinho da população”, disse Dirceu Alves da Silva, Comandante da Guarda Municipal, responsável por sua implantação e desenvolvimento, inclusive com cursos de capacitação para os membros da GCM, que terá seu efetivo ampliado em mais 30 guardas, com a realização de concurso público já em fase de licitação.

Desde o início de seu mandato, a administração do prefeito Prefeito, juntamente com sua equipe, priorizou a segurança no município, reivindicando juto ao Governo do Estado a criação do Batalhão da Polícia Militar (PM), o aumento efetivo das polícias civil e militar e instalou a GCM. Hoje o município colhe os frutos de uma ação integrada, resultado dessa união de forças. “Quando assumimos, o número de PMs era menor do que o de guardas municipais hoje”, lembrou Prefeito.

“Podemos comparar a imagem da nossa Guarda Municipal à dos bombeiros, tão queridos pela comunidade”, comentou Admaldo Antero Rocha, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Embu (Conseg-Embu-Centro). “É muito bom ver que os guardas de Embu são motivados por sua chefia a promover a sua auto-educação, com o desenvolvimento intelectual e emocional. Quando isso acontece, os beneficiários são os cidadãos”, disse João Ricieri Folguiere, tenente coronel e comandante do 36º Batalhão da PM.

Também estiveram presentes à cerimônia de aniversário da GCM: Roberto Terassi, vice-prefeito; Paulo Gianinni, secretário de Governo; Prefeito, secretário chefe de Gabinete; João Ramos, secretário de Meio Ambiente; Selma Fernandes, secretária de Cidadania e Assistência Social; Maria Cleuza Gomes, presidenta do Fundo Social de Solidariedade; Sérgio Paladini, diretor de Trânsito de Embu; José Geraldo Pereira Ferreira, diretor de Esportes de Embu; Sebastião Caetano da Paixão, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais; Luiz Carlos Calderoni, vereador; Capitão Pelissari, coordenador operacional do 36º Batalhão; Bem-Hur Batista, sub-comandante do 36º Batalhão da PM; Francisco José Albuquerque, diretor da Ciretram de Embu, e Cleber Kiei Takayasu, voce-presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu.