Embu das Artes comemora Dia de Aleitamento na praça

12/08/2005 - 0:00
Embu das Artes comemora Dia de Aleitamento na praça

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece na semana de 25 a 31 de agosto. Embu das Artes vai comemorar o dia no Largo 21 de Abril, praça central da cidade, na terça-feira, 30 de agosto, a partir das 11 horas, com mães amamentando seus bebês, e com a participação da banda municipal e de jovens do Centro de Referência da Juventude, que já foram capacitados e sensibilizados para a causa do aleitamento materno.

O projeto Amamentando na Praça, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, visa conscientizar e informar a população embuense do importante trabalho que já é feito nas Unidades Básicas de Saúde e festejar o aumento da taxa de aleitamento materno exclusivo de crianças nascidas no município nos quatro primeiros meses de vida: de 2001 para 2004, ela saltou de 22,5% para 34,5%, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Em 1996, somente 13% da mães tinham essa prática.

Segundo a médica Rita de Cassia Xavier Loureiro Kisukuri, coordenadora do programa, a meta é alcançar os 50% em 2005, paulatinamente, chegar à meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e o aleitamento continuado (com acréscimo de outros alimentos) até os 2 anos de idade.

Para alcançar estes objetivos, o Programa Saúde da Criança e o Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno têm realizado diversos cursos de capacitação de agentes promotores e incentivadores da prática de aleitamento materno: 98% dos funcionários da Saúde já concluíram a capacitação que também foi feita com pessoal da Educação e com o Centro de Referência da Juventude (CRJ), no projeto Adolescentes Amigos do Peito, para 100 jovens, entre 13 e 18 anos.

Vantagens da amamentação
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê e traz inúmeras vantagens para a mulher. A mãe que amamenta protege o bebê de diversas doenças e por ficar em contato com ele transmite-lhe mais carinho e segurança. Amamentando seu filho, a mãe perde mais rapidamente o peso que ganhou na gravidez, diminui o sangramento do útero, prevenindo a anemia, além de reduzir as chances de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estão capacitadas a orientar e apoiar o aleitamento materno, através do Programa de Apoio Materno e Infantil (PAMI) e dos Ambulatórios de Aleitamento Materno. Em caso de dúvida, procure o posto mais próximo de sua residência para obter esclarecimentos adicionais.

Evento: Amamentando na Praça
Data: 30 de agosto (Terça-feira)
Local: Largo 21 de Abril, Centro – Embu das Artes