Embu das Artes contra a dengue: o combate à doença é de toda população

Daniela Karin
07/02/2024 - 13:26
Embu das Artes contra a dengue: o combate à doença é de toda população
Acessibilidade

Os registros de possíveis casos de dengue estão subindo em todo o país. O calor recorde e as chuvas acima da média desde o ano passado influenciaram o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti, que é também transmissor da zika e chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, são cerca de 365 mil suspeitos e 40 mortes no Brasil até o momento. As mulheres são as mais infectadas (54,9%) e a faixa com maior incidência da doença está entre os 30 e 39 anos.

Em pronunciamento nacional na noite de terça-feira, 6/2, a ministra da Saúde Nísia Trindade afirmou que o combate à dengue é prioridade do governo e que a vacinação contra a doença será feita de forma progressiva, já que as doses produzidas ainda são limitadas. Porém, mesmo com o número insuficiente, o país já começou a imunizar alguns grupos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, o Brasil é o primeiro do mundo a oferecer a vacina gratuitamente.

Em Embu das Artes ainda não há previsão de início da vacinação. Atualmente, a cidade possui 114 casos notificados e 24 confirmados. As regiões mais afetadas são: Jardim Santo Eduardo, Jardim Ângela e Jardim Santa Emília.

Como 80% dos criadouros do mosquito está dentro das residências, no último sábado, 3/2, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram um mutirão casa a casa para inspeção e conscientização. As UBSs também fizeram plantão de teste rápido. A Secretaria Municipal de Saúde informa que as ações continuam durante a semana e pede para que todos se empenhem nessa luta.

Possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis desocupados devem ser comunicados ao CCZ pelo telefone 0800 773 0005. Veja abaixo como combater o mosquito e quais os sintomas da doença.

Como combater o mosquito?

Não deixar água parada em hipótese alguma;
Descartar latas, vasos, tigelas, bacias e vidros que não for utilizar;
Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
Manter a caixa d’água e a lixeira sempre fechadas;
Colocar areia nos pratinhos de planta;
Não acumular lixo e nem entulho;
Retirar a água acumulada em lajes, calhas, pneus e do reservatório atrás da geladeira;
O uso de repelente é uma medida auxiliar.

Quais os sintomas da dengue?

Os sintomas são parecidos, como febre, dores musculares intensas e atrás dos olhos e muito cansaço. Pode causar manchas avermelhadas na pele e diarreia. Em caso de suspeita, é recomendável que o paciente fique em repouso, beba muito líquido, não se automedique e procure uma UBS para realizar o teste.

----
Compartilhe nas redes sociais