Embu das Artes é palco de debate para a juventude

23/09/2011 - 0:00
Embu das Artes é palco de debate para a juventude
Acessibilidade

O jovem é fonte de esperança. A sociedade acredita que ele trará um mundo melhor no futuro, porém também é neste segmento, de 16 a 29 anos, onde encontramos os maiores índices de problemas como o uso de álcool e drogas, vítimas de acidentes de trânsito, desemprego e criminalidade. 

São pelas estatísticas e a triste realidade urbana que o poder público e a sociedade civil se veem na condição de criar planos e ações para proteger, capacitar e gerar oportunidades para mudar esse número. 

É através do acesso à cultura e educação de qualidade, condição da vida das juventudes negra, LGBT, das mulheres jovens e do mundo do trabalho que no último sábado, 17/9, no Auditório do Centro Cultural Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara, foi realizado um debate para discutir políticas públicas para a juventude.  

Para debater esses temas, Wanderley Bressan, coordenador da Juventude da Macro-Osasco, Jefferson Marcelo, professor da rede estadual e municipal de Taboão da Serra, Pamela Godoy, vice-presidente da ONG Visibilidade LGBT de São Carlos e membro do setorial estadual LGBT e da Juventude do PT, Maria Carla Corrochano, professora ajunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) / Campus Sorocaba e consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para elaboração da Agenda Nacional do Trabalho decente para a Juventude, Ana Paula Corti, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP-IFSP e Marisa Araújo, coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Embu das Artes foram convidados à mesa. 

A iniciativa faz parte do mandato do deputado estadual, Prefeito, que com o auditório lotado, falou da importância da participação dessa classe no debate e de se fazer políticas públicas para ela. “Estamos preocupados em debater políticas para a juventude. Vamos ouvir demandas e sugestões e ainda somar esforços”, completou o deputado. 

Pela juventude presente ao encontro, foram propostas: a construção de espaços públicos e implantação de atividades culturais nos municípios promovidas pelos governos municipal, estadual e federal; ampliação do orçamento da área da cultura no estado; a criação do projeto de lei que reserve investimentos no orçamento para patrocinar projetos culturais elaborados por jovens; transformar espaços públicos em espaços culturais; garantir cotas de juventude para os conselhos de cultura das três esferas de governo; promover a descentralização do conselho estadual de cultura; fiscalizar a aplicação dos investimentos do governo federal nas cidades; democratizar o acesso de todos os segmentos à cultura e criar agentes culturais no estado.  

Adolescentes das cidades de Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra, Jandira, Taboão da Serra, Osasco, Promissão, São Carlos, São Lourenço da Serra, São Paulo, Vargem Grande Paulista, as secretárias, Rosimary de Matos (Educação), Cristina Santos (Comunicação), a adjunta, Maria das Graças (Saúde), Márcia Regina, (vice-prefeita de Taboão da Serra), os vereadores, Silvino Bomfim, Ná, João Leite, Didi, (Embu das Artes), Giba (Cotia), José Maria (Itapecerica da Serra) estiveram presentes no debate.   

No encerramento, alunos da Associação dos Moradores do Jardim Independência (ASMOREJI) fizeram uma apresentação de dança e do lado de fora, na praça, djs e grupos animaram os jovens.

----
Compartilhe nas redes sociais