Embu das Artes levará cultura local ao 58º Revelando São Paulo

12/09/2018 - 15:35
Embu das Artes levará cultura local ao 58º Revelando São Paulo
Acessibilidade

O Revelando São Paulo 2018, Festival da Cultura Paulista Tradicional, em sua 58ª edição, será realizado entre os dias 19 e 23/9, das 9h às 21h, no Parque do Trote (Martcenter), que fica na rua Chico Pontes,1500, Vila Guilherme, na zona Norte de São Paulo, com entrada gratuita.

Com a realização das Secretarias Municipais de “Turismo” e de “Cultura”, Embu das Artes participará desse importante evento com um estande que reunirá artistas, artesãos e apresentações de 60 jovens Adoradores de Santa Cruz Mirins (em 21/9, às 11h) e da CIA. Folia de Reis Marajoara (22/9, horário não definido).

Neste ano, a cidade será representada pelos seguintes artistas em suas respectivas expressões: Mônica Alvarenga, Silvia Maia, Olavo Camps, Meire Roberta Lopes, Renata de Barros e Ana Pinho (pintura naif); José Itamar Lucas (cestaria e trançados de cipó); José Roberto de Aquino (Vavá) e Jovino Gama (esculturas de madeira); Celia Santiago, Claudia Scaccio, Juliana Lima Ribeiro Silva e Helaine Malca (modelagem em cerâmica) e Lindaurea Sá Freitas (tear e retalhos).

“Embu das Artes é uma referência dentro do Revelando, pois é o município que tem mais expressividade em relação à arte, levando materiais artísticos diversificados”, disse a ceramista Célia Santiago, que participa do festival há 20 anos.

“Eu trabalho com cerâmica e já fui ao Revelando como visitante, mas como participante é a a primeira vez, por isso estou ansiosa e encantada por ter sido escolhida”, declarou a ceramista do atelier Mãos de Barro, Juliana Lima.

Os artistas e artesãos que estarão no estande de Embu das Artes, no Revelando São Paulo, iniciaram sua trajetória no município, sendo expositores da famosa Feira de Artes e Artesanato ou em seus ateliers, e no evento eles levarão o melhor da produção local, da tradição e da excelência do município, com a participação deles produzindo a sua arte ao vivo no estande. 

Sobre o Revelando São Paulo: É realizado desde 1997 com a proposta de divulgar e preservar a cultura tradicional paulista. O evento promove a reunião de inúmeras manifestações culturais de diversas cidades do estado de São Paulo, com a presença de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e de imigrantes, disponibilizando mais de 150 estandes com a exibição de obras de arte e artesanato e apresentações de expressões religiosas, festivas, musicais e de danças típicas como, por exemplo, Folia de Reis, Festa do Divino, São João, fandango, jongo, batuques violeiros, bandas e fanfarras. O festival dispõe também de espaço para a oferta da culinária típica e de ranchos tropeiros de diferentes regiões, com atividade de culinaristas produzindo doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária

----
Compartilhe nas redes sociais