Embu das Artes na luta antimanicomial

16/05/2006 - 0:00
Embu das Artes na luta antimanicomial

Em comemoração ao Dia de Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Embu das Artes realizará no dia 17/5, a partir das 9 horas, o evento CAPS – Portas Abertas à Comunidade. Todas as pessoas que quiserem poderão visitar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nelson Jesus de Oliveira, que fica na rua Domingos Paschoal, 203 – Centro – Embu das Artes. No local funcionam o CAPS Álcool e Droga (CAPS AD) e o CAPS II. O município oferece, ainda, o atendimento psiquiátrico em todas as suas unidades básicas de saúde, exceto no Vista Alegre. O CAPS II atende cerca de 200 pacientes com transtornos mentais e o CAPS AD, aberto em abril, já atende cerca de 80 pacientes.

A visitação visa a aproximação entre usuários de saúde mental, familiares, trabalhadores da saúde e de outras secretarias, instituições públicas, ONGs e comunidade em geral. Objetiva, também, divulgar os trabalhos prestados à população, criar um ambiente que favoreça a reflexão sobre as questões relacionadas à Saúde Mental e a Saúde Pùblica, desenvolver propostas de sensibilização em relação às situaçõs de inclusão e exclusão social no cotidicano e proporcionar um espaço de integração entre os diferenes atores sociais envolvidos neste processo.

No dia 18/5, das 8h30 às 17h, a comemoração prossegue com palestras e debates no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Gioza, 300 – Centro – Embu das Artes). Confira a programação:
8h30 – Abertura
9h – Reforma Psiquiátrica – Dr. Issa Mercadante
11h – Dança Circular – Dra. Maria Luiza Costa C. D´Almeida, psicóloga e professora de dança circular do Instituto Sedes Sapientiae
12h – Transtornos Mentais da Infância e Adolescência – Dr. Rodrigo V. da Rocha Duran
13h às 14h – Almoço
14h15 – Alcoolismo – Dra. Mi Ah Kim