Embu das Artes realiza Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional e reforça o compromisso de combater a fome

Daniela Karin
02/08/2023 - 16:56

Em 2022, o Brasil retornou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), de onde tinha saído em 2014.  Atualmente, 21 milhões de pessoas não têm o que comer todos os dias e 70 milhões estão em insegurança alimentar. Diante desse cenário, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), realizou no dia 31/7 a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade. O evento aconteceu na Casa São Paulo Apóstolo – Instituto São Paulo e contou com a participação de representantes do governo e de entidades.

O secretário de Desenvolvimento Social, Samuel Brasil, enfatizou que todos têm direito a uma alimentação saudável e adequada. Hoje, Embu das Artes possui três equipamentos (Restaurante Popular, Banco de Alimentos e Bom Prato – parceria com o governo estadual) que garantem dignidade aos munícipes que estão em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Em 2022, o Restaurante Popular forneceu 253 mil almoços e 19 mil cafés da manhã, e o Banco de Alimentos atendeu cerca de 27 mil pessoas com a distribuição de 66 mil sacolas de produtos por meio de 48 entidades cadastradas. O esforço e a dedicação dos trabalhadores foram reconhecidos por Brasil, que fez questão de chamá-los à frente para que fossem aplaudidos pelos presentes.

Para Cisnai Camargo, nutricionista do Restaurante Popular e diretora de Segurança Alimentar da secretaria de Desenvolvimento Social, a cidade evoluiu bastante, mas ainda é necessário proporcionar cada vez mais espaços para discutir o tema e fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, Juliana Góes, presidente do Comsea, propõe que o governo e a sociedade continuem trabalhando juntos para erradicar a fome que, segundo ela, é uma realidade trágica. “Precisamos resgatar a comida fresca, nutritiva e saudável” – avaliou.

Mais do que comer, as pessoas precisam se alimentar bem. Tanto que o conceito de segurança alimentar e nutricional é definido como o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente. Dessa forma, a missão se estende a outras secretarias, como a de Educação, que possui o Departamento de Alimentar Escolar, responsável por 76 escolas e 60 mil refeições por dia; e a de Saúde, com seus ambulatórios de Aleitamento Materno, prevenindo a fome e a desnutrição, e de Doenças Crônicas, com foco no cuidado da obesidade, diabetes e hipertensão. O de Aleitamento Materno realizou 1.921 atendimentos no ano passado e o de Doenças Crônicas, 1.113, no mesmo período.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, pratica também a política de incentivo ao pequeno produtor rural, oferecendo descontos de até 99% no pagamento do IPTU, conforme os critérios estabelecidos pelo Decreto nº 882/2014. Atualmente, quinze propriedades recebem o benefício.

Confira aqui as propostas deliberadas e os delegados eleitos