Embu das Artes terá tapete no Corpus Christi

Sandra Martins
14/06/2022 - 11:12
Embu das Artes terá tapete no Corpus Christi
Foto: Equipe Secretaria de Tecnologia
Acessibilidade

Na próxima quinta-feira, 16/6, a partir das 15h acontece o tradicional tapete de Corpus Christi, confeccionado no Centro Histórico de Embu das Artes. Este ano o tema será ”O Rosto Mariano do Brasil”. A celebração começa às 17h na Praça do Largo 21 de Abril. Em seguida acontece a procissão, e o encerramento será na igreja matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário (R. da Matriz, 11 – Centro).

O Corpus Christi

A expressão vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Este é um dia em que os católicos celebram o mistério da eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
Tradicionalmente, nesta data são confeccionados os tapetes de serragem, borra de café, casca de ovos, areia e etc. Esta iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia, não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo.


O Ostensório, que leva o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote pelas ruas enfeitadas e os fiéis só podem pisar nos desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

----
Compartilhe nas redes sociais