Agora a mudança do nome da cidade está nas mãos da população. Na quarta-feira, 21/7, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou uma nota informando que o plenário da casa aprovou o plebiscito para alteração do nome da cidade para Embu das Artes.
A próxima etapa é a definição da data para a realização do pleito. Para isso, a comissão, suprapartidária, Pró-Plebiscito e o TRE, farão reuniões de trabalho para elaboração de um plano de divulgação.
Em seguida, o TRE encaminhará o resultado do plebiscito para a Assembléia Legislativa de São Paulo e, depois, para o governador do estado assinar a lei instituindo o novo nome da cidade. O controlador geral do município, Marcos Rosatti, destaca que “desde o início do processo, os poderes: Legislativo e Executivo, do município de Embu, e, agora, o Poder Judiciário, acolheram a reivindicação da população dessa cidade autorizando a realização do plebiscito para alteração do nome para Embu das Artes”.
De Embu até Embu das Artes: um breve histórico
O primeiro passo para que o nome da cidade fosse alterado, segundo exigências do TRE, era que ao menos 1% dos eleitores assinassem um documento pedindo a alteração do nome para ser encaminhado à Câmara Municipal. Em dezembro de 2009, após a coleta de mais de duas mil assinaturas e aprovação da Câmara, o prefeito Prefeito sancionou a Lei n.º 2.432, de 11 de dezembro de 2009, que autoriza o procedimento para alteração do nome.
Em janeiro de 2010, a comissão Pró-Plebiscito foi recebida pelo desembargador Walter de Almeida Guilherme, na sede do TER, no Centro de São Paulo, para entregar-lhe as assinaturas e os demais documentos para dar andamento ao pedido.
No dia 11 de junho, a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo deu parecer favorável à realização do plebiscito.
A previsão é que participem do pleito 170.613 eleitores. O nome Embu das Artes já foi incorporado pelos moradores da cidade, usado nos logotipos de comércios e até em linhas de ônibus intermunicipais, contudo, não é permitida ainda a utilização em documentos oficiais e mapas. A alteração do nome, também, é para diferenciar da cidade vizinha Embu-Guaçu.
Repercussão na mídia: