Embu debate Educação com tecnologia e enriquece Fórum Regional

05/05/2006 - 0:00
Embu debate Educação com tecnologia e enriquece Fórum Regional

O Fórum Regional de Inovação Tecnológica e Inclusão Social reuniu mais de 700 convidados no último dia 30, no Cemur, em Taboão da Serra. Embu foi representada pelo prefeito Prefeito, que compôs a mesa de abertura, pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosimary Matos, moderadora do grupo de trabalho sobre Educação e pelo vereador Manoel Raymundo. Segundo Prefeito, o Fórum estimula a relação entre os municípios, a troca de experiências e, principalmente, uma reflexão sobre como podemos inovar na área educacional do nosso país para que a população tenha mais qualidade de ensino.

Para Rosimary Matos, o evento que contou com 15 conferencistas possibilitou a discussão entre profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social junto à comunidade. "Estamos sempre trabalhando para fazer uma educação inclusiva e o Fórum é uma prova de que somos capazes de debatermos políticas pedagógicas e ouvirmos o que a população tem a acrescentar para que os nossos projetos sejam bem-sucedidos e atendam às necessidades de todos", declarou.

O governo federal também é um dos defensores da tese de que o povo brasileiro tem o direito de fazer parte da construção de todas as políticas inovadoras: "A elite dominou o país por 500 anos e foi preciso um pobre chegar ao poder para mostrar que a Ciência é para todos", disse o secretário adjunto de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde, Jocelino Menezes.

As inovações tecnológicas foram discutidas pelo grupo de Saúde. Na Assistência Social, as pautas foram sobre as políticas de financiamento, cooperação entre as cidades, programas inovadores de acolhimento, dentre outras. Os profissionais de Educação debateram temas como inclusão, educação à distância e cooperação intermunicipal.

Estiveram presentes ao evento o coordenador geral dos fóruns César Callegari, Aniceto Weber, representando o ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena de Carvalho, o secretário adjunto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Fernando Dias Menezes, os prefeitos da cidade anfitriã, Evilásio Farias, e da região. Tiveram importante participação pesquisadores, representantes de ONGs, empresários e sociedade civil.

Tags: