Embu garante material escolar a todos os alunos

28/02/2008 - 0:00
Embu garante material escolar a todos os alunos

Desde 2001, comprar material escolar deixou de ser uma preocupação para os pais que têm seus filhos matriculados na rede municipal de ensino de Embu das Artes. “Nós não temos medido esforços para garantir que todos os alunos recebam material de qualidade e tenham ainda mais prazer em freqüentar a escola”, declarou o prefeito Prefeito, durante a cerimônia de entrega do kit de material escolar, realizada dia 27 de fevereiro, na Escola Municipal Delphina de Moraes (Jd. Santo Eduardo). Ao todo, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer distribuirá 18 mil kits, contendo itens especialmente selecionados de acordo com a faixa etária dos alunos para que eles desenvolvam melhor as atividades.

Dentro desta proposta e do conceito de sustentabilidade, debatido no último Seminário de Educação, em outubro de 2007, caderno de brochura com capa dura e folhas de papel reciclado estão entre os itens de destaque, ao lado do lápis triangular e do sextavado (lápis de seis lados), que proporcionam maior conforto e firmeza ao escrever. Bolsa, pasta, conjuntos de canetinhas e lápis de cor, entre outros materiais, também fazem parte do kit. Para completar, o Hino Nacional e o Hino de Exaltação a Embu estão no verso de todos os cadernos.

No evento, a participação dos pais na vida escolar dos alunos foi questionada pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Matos: “As famílias precisam ocupar o seu espaço na escola, acompanhando o desempenho dos seus filhos e sugerindo melhorias para que o ensino seja cada vez melhor”. Rosi também ressaltou que a administração está trabalhando para cumprir as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal.

O prefeito Prefeito lembrou do tempo em que os governos anteriores não se preocupavam com os moradores e, principalmente, com a educação das crianças. “Além dos alunos não receberem material, os pais tinham que pagar taxas da APM (Associação de Pais e Mestres) para as crianças poderem participar de festinhas e atividades culturais. Desde 2001, quando assumimos, isto não acontece mais”. Ainda durante o pronunciamento, o prefeito manteve o desafio lançado no ano anterior, solicitando que as crianças conservem o material em troca de um passeio. Os pais também estão incluídos na brincadeira, e aquele que cantar o Hino Nacional corretamente pode acompanhar o filho na atividade.

Numa segunda etapa, serão entregues livros de literatura infanto-juvenil e brinquedos, conforme a escolaridade. Vale destacar que o kit também é estendido aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a entrega prossegue até dia 5 de março. Vereadores, diretores de escolas, professores, pais e alunos acompanham as cerimônias de entrega.