Embu inova na Educação e inaugura a EM Prof. Paulo Freire no Jd. Santa Emília

16/05/2005 - 0:00
Embu inova na Educação e inaugura a EM Prof. Paulo Freire no Jd. Santa Emília

A Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, através da  Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer da inaugurou no último sábado, dia 14, a Escola Municipal Prof. Paulo Freire, no Jd. Santa Emília. Uma grande festa atraiu milhares de pessoas que assistiram a diversas atrações, como musicais de alunos, grupo de capoeira, apresentações de bandas locais, partida de basquete formada por pessoas com necessidades especiais, entre outros. Estiveram presentes na ocasião, a deputada federal Luiza Erundina, o cientista social e  filho do educador Paulo Freire, Lutergardis Freire, padres, pastores, educadores, estudantes, secretários e vereadores do município e região.

Para o prefeito de Embu, Prefeito, "poderia ser mais uma escola, temos mais de 100 no município, mas estamos inaugurando uma escola de qualidade para quem nela vai estudar e trabalhar. Esta é uma escola-modelo não apenas para Embu, mas para qualquer lugar do Brasil". Ele ressaltou ainda que o projeto iniciado pela atual administração municipal em 2001 só pôde ser concretizado em virtude dos investimentos feitos pelo Governo Federal a partir de 2003, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o prefeito, antes desse período jamais Embu das Artes – que à época já abrigava mais de 200 mil habitantes – havia recebido repasses superiores a R$ 400 mil. Após a cerimônia de inauguração, o prefeito andou pelo prédio acompanhado por moradores e autoridades.

Compõem a nova unidade de ensino: 16 salas de aula, 4 salas multiuso, sala de informática com 20 microcomputadores, salas de vídeo e de leitura, biblioteca, e dependências administrativo – pedagógicas. O espaço abriga ainda refeitórios, 3 banheiros, vestiário para pessoas com necessidades especiais, vestiários masculino e feminino, quadra poliesportiva com 375 m2, rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, área de lazer, vários pátios e sala de exposição com 109 m2. Tudo isso distribuído em 7000 m2 de área construída.  Além de 74 pessoas que integrarão a equipe de funcionários.

A EM Prof. Paulo Freire, que será dirigida pela Profa. Isabel Dantas, foi projetada para suprir as necessidades de crianças, jovens e adultos, garantindo, desde o projeto físico à proposta pedagógica, a inclusão e acessibilidade de todos. Assim que o Projeto Escola Sempre Aberta for implantado haverá oficinas culturais, de esporte e lazer aos finais de semana. A previsão é de sejam atendidas cerca de 500 pessoas diariamente.

Para a moradora do Jd. Kennedy, Íris Nunes de Oliveira, "a escola é uma novidade para a periferia e uma iniciativa muito boa porque é do povo". Segundo ela, deve haver um trabalho de conscientização para que as pessoas conservem o local. O jogador de basquete da Associação dos Deficientes Físicos de Embu, Audálio dos Santos Silva, morador do Pq. Luíza, afirma que em relação às rampas de acesso, a EM Paulo Freire merece parabéns. Audálio, que faz parte da equipe desde 1997, apresentou-se junto durante 30 minutos.

Serão ministrados os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º à 4º série regular) e Educação de Jovens e Adultos, a expectativa do Governo Municipal é que aproximadamente 1000 alunos sejam atendidos. O sistema de matrícula seguirá os mesmos critérios das demais instituições de ensino. De acordo com a secretária de educação Rosimary Matos, os primeiros alunos acolhidos na escola são provenientes do núcleo de ensino instalado num prédio alugado pela prefeitura no Jardim Santa Emília e da primeira série da Escola Municipal Deputado José Salvador Julianelli.

Na escola Paulo Freire também será oferecido para 150 professores da rede municipal, gratuitamente, o curso de Pedagogia Cidadã, fruto de convênio firmado com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). O início das aulas está previsto para o mês de agosto.

Os recursos financeiros para a construção da escola são provenientes do FUNDEF (Fundo para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério), da Quota Estadual/Municipal do Salário Educação e também de recursos da Prefeitura.

A EM Paulo Freire fica na Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 1904 – Jd. Santa Emília.

O educador Paulo Freire
Paulo Régis Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Alfabetizado pela mãe, na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos começou  a estudar Direito e logo casou-se com Elza Maia Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos. Na mesma época, começou a lecionar .

Em 1974, foi contratado para dirigir o Departamento de Educação e Cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em um congresso educacional no Rio de Janeiro apresentou um importante trabalho sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.

Durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo, foi Secretário de Educação. Depois disso começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Sua principal obra é a Pedagogia do Oprimido, lançada em 1969, onde ele detalha seu método de alfabetização de adultos. Paulo Freire morreu em 1997 de infarto, em São Paulo.