Embu mostra a arte de Tupari de Lima e Jayme Xandó

17/07/2008 - 0:00
Embu mostra a arte de Tupari de Lima e Jayme Xandó

Arte e cultura vibram nas xilogravuras de Jayme Xandó e nos desenhos a bico de pena de Tupari de Lima, nas paredes iluminadas pela exposição “Encontro de Amigos”, aberta no Centro Cultural Embu das Artes na manhã de sábado, 12 de julho. A Sala Ana Moysés ficou repleta de pessoas, envolvidas pelas obras e pelo som de canções indígenas coletadas por Marlui Miranda, apresentadas pelo Coral Municipal de Embu Cantares ao Meu Povo.

Com curadoria de Lourdes Xandó, irmã de Jayme, e de Tônia do Embu, terracotista e viúva de Tupari de Lima, a exposição organizada pela Prefeitura por meio das secretarias de Cultura e Turismo revela a técnica e o imaginário de ambos artistas, ligados por uma forte amizade e pelo amor à arte. Falecido em 1995, Tupari foi precursor da arte ecológica no Brasil. Segundo Any Collin, para ele a pena e o nanquim são um passaporte para uma viagem no universo fantástico das divagações noturnas e das lendas indígenas. Jayme – sobrinho da artista Niobe Xandó – morto em 2007, “entalhador e gravador da madeira é um bom exemplo de artesão que sabe percorrer com autenticidade o processo da criação plástica”, escreveu a crítica Radha Abramo em 1981.

A exposição encerra um ciclo de vida para Tônia do Embu, que também é coordenadora do Memorial Sakai. “Estou sentindo um grande alívio por ter tido a coragem de tirar tudo [as obras expostas de Tupari] da minha casa. Chegou o momento de tirar das paredes, gavetas, pastas… porque quem conviveu com ele tem o direito de rever e quem não conviveu, o direito de conhecer o trabalho do artista”, comentou Tônia ao lembrar do amor de sua vida.

Visite:
Exposição “Encontro de Amigos: Tupari de Lima e Jayme Xandó”
12/7 a 3/8/2008 – Entrada franca
Centro Cultural Embu das Artes – Sala Ana Moysés