Embu recebe mais um prêmio pelo combate à tuberculose

03/10/2007 - 0:00
Embu recebe mais um prêmio pelo combate à tuberculose

Embu é destaque no controle da tuberculose desde 2001, recebendo prêmios pelo controle da doença e pela cura de 94% dos pacientes que se tratam na rede municipal de saúde. No dia 26 de setembro, o município, através da Secretaria de Saúde, recebeu mais um prêmio estadual na cura da tuberculose, ficando em 1º lugar no Estado, juntamente com o município de Taboão da Serra. Embu é exemplo no combate à tuberculose no Brasil e recebe periodicamente a visita de vários profissionais de outros Municípios e Estados.

A Tuberculose é uma doença contagiosa e grave, que é transmitida através da tosse e espirro de pessoas doentes e que não estão em tratamento, podendo levar à morte. Todo ano, no Brasil, aparecem 80.000 casos novos da doença. No Estado de São Paulo há em torno de 19.000 casos novos e no Embu são 110 casos, em média.

A doença tem cura e a medicação é gratuita, só disponível na rede pública de saúde. Isto é muito importante, pois tratando o mais rápido possível a doença e curando o maior número de pessoas, menor será a chance de transmição para outras pessoas.

O bom desempenho de Embu se deve principalmente à dedicação de todos os profissionais da Saúde e à relação entre os níveis municipal, estadual e federal, como parte da política de promoção da Saúde empreendida pelo prefeito Prefeito e pelo secretário de Saúde, dr. Jorge Harada.

Para maiores informações sobre a doença procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou a Secretaria Municipal de Saúde – 4785.3540 / 4785.3541.