Embu tem programa DST/Aids bem-sucedido, diz Ministério da Saúde

19/11/2007 - 0:00
Embu tem programa DST/Aids bem-sucedido, diz Ministério da Saúde
Acessibilidade

O coordenador do programa DST/Aids da Prefeitura de Embu, Wolff Rothstein, participará da 7ª EXPOEPI – Mostra nacional de experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças em Brasília (DF), com a apresentação "Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/Aids – Uma experiência bem sucedida no município de Embu – SP". Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento acontecerá de 21 a 23 de novembro, no Hotel Blue Tree da Capital Federal.

Iniciado em 2003, o programa DST/Aids sensibilizou 37.000 adolescentes em 2003 e 60.000 alunos em 2004, trabalho que revelou a deficiência marcante de informações sobre HIV/AIDS e presença significativa de preconceitos. Em 2005 e 2006, foram capacitados 1.290 educadores, com aplicação de questionário onde, inicialmente, apenas 10% dos educadores referiram o uso do preservativo como forma de cuidado com a saúde; após 3 encontros, 30% mencionaram este dado. Houve ampliação do conceito de sexualidade e saúde (desvinculação sexualidade x ato sexual) e ganho significativo de informações sobre desenvolvimento sexual infantil, HIV/AIDS, DST. Inclusão do tema nas discussões do PPP (planejamento anual) e do HTPC (reuniões periódicas) nas escolas.

Ainda em execução, em 2007 foi a vez da sensibilização dos profissionais de todas as unidades básicas de saúde, com encontros de 3 horas com abordagem dos temas: princípios do SUS, sexualidade e saúde, diversidade, preconceito, vulnerabilidades, HIV/AIDS: informações e prevenção, aconselhamento pré e pós teste.

Leia a íntegra do histórico do Programa DST/Aids

----
Compartilhe nas redes sociais