Enchentes: Secretarias de governo mobilizadas em ação conjunta

02/02/2010 - 0:00
Enchentes: Secretarias de governo mobilizadas em ação conjunta

Reuniões diárias, pela manhã, têm sido rotina para as equipes de atenção intensiva no período de chuvas, que já dura mais de 30 dias. As secretarias municipais têm acompanhado as previsões meteorológicas e integrado as ações com a Defesa Civil, para prevenir acidentes e atender às famílias atingidas e, principalmente, orientar para a desocupação de áreas de risco.

Os grupos se dividem por regiões da cidade e analisam relatórios sobre a situação geral, antes de se deslocarem para verificar, no local, os efeitos da chuva incessante. Defesa Civil, técnicos de várias Secretarias e da Companhia Pública Pró-Habitação avaliam cada área e apontam as medidas a serem tomadas.

Estão sob vistoria constante os bairros Jardim Vista Alegre (ruas Crisciúma e Porto Velho); Jardim Mimás (rua Santa Elisa); Jardim Vitória (rua Genebra); Jardim Santa Luzia (avenida 7 de Setembro); Jardim Itatuba (avenida João Batista Medina); Jardim Pinheirinho (rua Cactus); Jardim Valo Verde (rua Cometa); Jardim do Colégio (rua Orion); Vila Engenho Velho (rua Duque de Caxias); e, na região central, a avenida Elias Yazbek em vários trechos e avenida São Paulo.

Remoções de famílias

Na manhã do dia 29/1, depois da vistoria do próprio prefeito Prefeito, acompanhado de toda a equipe técnica, oito famílias da rua Genebra, no Jardim Vitória, foram encaminhas para receber o aluguel social por terem suas casas danificadas.

O solo encharcado provocou o aumento significativo de deslizamentos de encostas em todo o município e regiões, aparentemente seguras, tornaram-se perigosas para os moradores. Nos casos em que é necessária a interdição da casa, acontece um criterioso processo de avaliação da situação das famílias.

Pelo cadastro da Pró-Habitação, algumas dessas famílias estão na iminência do atendimento nos programas habitacionais, mas são raros os casos em que é possível antecipar a transferência para o imóvel definitivo. Por isso é tão rigorosa a apuração para indicar quais famílias serão beneficiadas pelo aluguel social, considerando que os recursos são limitados e a situação é sempre provisória.

As negociações da Pró-Habitação com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) foram intensificadas e o resultado foi que algumas famílias da rua Brasil, no Jardim Valo Verde, puderam ocupar o conjunto habitacional que já estava pronto.

Leia mais sobre o assunto em Prefeito entrega chave da casa própria no Valo Verde (clique aqui)

Prefeito e equipe do governo apresentam soluções para rua Crisciúma

Os moradores da rua Crisciúma, no Jardim Vista Alegre, participaram na segunda-feira (25/01), de uma reunião com o prefeito Prefeito e a equipe de governo para tratar das medidas de contenção do deslizamento que afeta também a rua Ijuí. A encosta entre as ruas tem cerca de 10m de altura e está desbarrancando por causa das recentes chuvas, o que fez com que a população solicitasse providências.

As análises feitas pela equipe técnica indicaram a necessidade de oficializar a viela que existe no local, com a construção da escadaria e galerias para escoamento de água, muro de contenção, instalação de iluminação, jardinagem e passeio. O prefeito informou aos moradores que não é possível iniciar as obras imediatamente, sob risco de provocar ainda mais deslizamentos, mas que as equipes da prefeitura estão tomando as medidas cabíveis para evitar desastres e, assim que as chuvas cessarem, começarem a execução dos serviços.

Compareceram ainda o vereador Didi, o padre Rubens, da paróquia Santa Otília e lideranças do bairro como dona Antonia Nascimento. Os moradores aproveitaram a ocasião para pedir outras providências no bairro, como a ronda da base móvel da Guarda Civil Municipal, barreiras para motos na passarela do Parque Jane e mais vagas nas creches, além de limpeza da viela entre as ruas Amélia dos Anjos Oliveira e Crisciúma.