Encontro de Bois-Bumbá das Artes domingo, 26/8

16/08/2007 - 0:00
Encontro de Bois-Bumbá das Artes domingo, 26/8

A manhã da quarta-feira, 22/8, teve sons e coloridos diferentes em Embu das Artes. Crianças de escolas municipais percorreram ruas do Centro Histórico da cidade no ritmo do boi-bumbá. A apresentação que chamou a atenção dos transeuntes foi uma prévia do 1º Encontro de Bois-Bumbá das Escolas Municipais de Embu, que acontece no próximo domingo, 26.

Desde 2005, alunos da rede municipal de ensino de Embu têm a oportunidade de conhecer a cultura de outros estados através do Projeto Encontro dos Bois. Aulas teóricas e práticas e encenações conforme a tradição aproximam as crianças das manifestações culturais brasileiras e promovem a renovação de valores como generosidade, respeito, responsabilidade e cumplicidade entre todos os envolvidos, visando o desenvolvimento pleno do ser humano. Para mostrar esse trabalho, a Estância Turística de Embu apresenta no dia 26 de agosto, das 14 às 20h, o 1º Encontro de Bois de Embu das Artes, com a participação de sete escolas e 475 crianças.

Com entrada gratuita, o encontro será na Praça da Lagoa, Centro Histórico da cidade. E terá, ainda, grupos convidados como Folia do Boi, Grupo Trecos e Cacarecos, da Cooperativa Paulista de Teatro; o Boi-Bumbá, do Teatro Popular Solano Trindade; o Bumba-meu-boi,  do Grupo Cupuaçu, que se apresenta há 16 anos no Morro do Querosene, no bairro do Butantã/SP; o repentista e cordelista Costa Sena e o Grupo Ritmo e Movimento, do músico e artesão, Carlos Caçapava.

O projeto é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com assessoria do Núcleo Arte e dos pesquisadores Raquel Trindade e Tião Carvalho. A Folia do Boi é trabalhada em sete escolas do município, envolvendo alunos, professores e pais, que confeccionam as roupas e o próprio boi, sob a coordenação de Ivo Amorim, pesquisador e realizador do projeto. O material é cedido pela escola.

A origem do boi-bumbá remete ao século 18, resultante das divergências e do relacionamento entre os escravos e os senhores nas casasgrandes e senzalas. Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes, com aspectos semelhantes aos de uma tragicomédia, considerando a estrutura de seus personagens alegóricos, encenações contextuais e a reprodução dos conflitos e desenlaces de forma alegre e carnavalesca. Em linhas gerais, consiste na brincadeira de um grupo de pessoas que dançam, cantam e tocam, em volta de uma carcaça de boi bailante. Esses brincantes organizam-se em grupos conhecidos localmente como boi-bumbá, bumba-meu-boi, ou simplesmente boi.

Escolas participantes do projeto
E.M. Astrogilda de Abreu Sevilha – Boi do Pará