Encontro fortalece comunidade contemplada por projetos habitacionais

06/12/2016 - 0:00
Encontro fortalece comunidade contemplada por projetos habitacionais

Centenas de moradores contemplados com unidades habitacionais construídas pela Prefeitura de Embu das Artes lotaram o Centro Cultural Valdelice Prass na segunda-feira (5/12) para um encontro que visou fortalecer o vínculo comunitário dos munícipes, conscientizá-los da evolução da política habitacional no município nos últimos 16 anos e apresentá-los à empresa GTA, nova parceira da gestão que junto com a Companhia Pró-Habitação desenvolverá um trabalho social com as famílias dos condomínios durante 2 anos.

“Vamos nos entender, assimilar os conhecimentos para construirmos uma boa convivência entre todos”, disse o presidente da Pró-Habitação, João Honório.

Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Ovídio, mostrou um balanço dos projetos em habitação executados desde 2001, que atendeu 75% da demanda do total de 2 mil famílias que moravam em áreas de risco, com a entrega de 1.600 moradias, boa parte com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. “O momento agora é de avançar”, bradou.

Entre os objetivos da parceria da Pró-Habitação/GTA estão colaborar com manutenção dos empreendimentos, viabilizar os serviços das administradoras de condomínio, prestar apoio aos síndicos, esclarecer sobre a importância do regulamento interno e das decisões de assembleias, orientar moradores sobre processos burocráticos, auxiliar famílias das áreas do entorno dos empreendimentos, entre outros. A GTA conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, arquitetos, engenheiros, sociólogos, antropólogos, arte-educadores e tecnólogos.

Toda atuação será amparada pelos 4 eixos do Programa Minha Casa, Minha Vida que são: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social; educação ambiental e patrimonial e desenvolvimento econômico.

“O fundamental é trabalharmos em conjunto pela melhoria das suas casas e dos ambientes coletivos, pois se ninguém fizer sua parte e respeitar o próximo, nada vai adiantar”, alertou a assistente social, Elaine Viana (Pró-Habitação).