Equipes do CCZ realizam vistorias em prédios públicos

20/01/2016 - 0:00
Equipes do CCZ realizam vistorias em prédios públicos

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, estiveram vistoriando dia 19/1 as dependências da sede da Prefeitura de Embu das Artes em busca de possíveis criadouros e focos  do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chicunguniya e zika. Vasos de plantas, bandejas de geladeiras, tudo foi vistoriado pela equipe. Essa ação acontece ao longo do ano, a cada três ou seis meses, dependendo da necessidade.

“Essa é uma ação que realizamos sempre. Fazemos a orientação para o pessoal da limpeza, para que estejam sempre atentos. A sede da Prefeitura sempre deu um pouco de trabalho pelo grande fluxo de pessoas, mas hoje, de um modo geral, percebemos que há uma atenção maior com esses detalhes. As pessoas estão se conscientizando mais”, disse a agente do CCZ Renata de Souza Leão.

A equipe também realizou uma vistoria na E.M Mauro Ferreira. Restos de entulho de uma obra realizada estavam com acúmulo de água. “Isso tem que ser retirado daqui o quanto antes”, disse a agente. O monitor da escola, Diego Lopes da Paixão, acompanhou a visita: “Já vamos providenciar a retirada desse material. Sempre atendemos as orientações da equipe do CCZ”, falou. Nos pontos com água, foi colocado larvicida para evitar a criação do mosquito.

O trabalho das equipes não para em nenhum momento do ano. Eles visitam imóveis especiais a cada 3 ou 6 meses (áreas de grande circulação de pessoas): prefeitura, shoppings, supermercados, escolas, UPA, P.S´s, etc., todos previamente cadastrados pelo CCZ, e os pontos estratégicos a cada 15 dias (aqueles que oferecerem maior risco): desmanches, depósitos de veículos, centros de reciclagem e os cemitérios.

Ação apoiada em decreto

Em 2015, mais de 1000 pessoas, ligadas à gestão pública, foram capacitadas para serem agentes multiplicadores das informações de prevenção da dengue, e inúmeras reuniões foram feitas com a comunidade para conscientizar sobre a gravidade do problema.

O alcance dessas ações será ainda maior por conta da execução do Decreto nº 1043 do final do ano passado, que dispõe sobre procedimentos a serem tomados para a adoção de medidas de saúde pública e epidemiológicas, voltadas à contenção de dengue e outras doenças e ao controle de seus vetores que representem ameaça à saúde pública.

Uma delas é o ingresso forçado em imóveis particulares nos casos de recusa ou ausência da pessoa que possa abrir a porta para o agente e obrigatoriedade das imobiliárias permitirem o acesso aos agentes públicos para vistoria nos imóveis sob sua responsabilidade.  A Prefeitura poderá tomar medidas imediatas com força policial. A recusa no atendimento das determinações estabelecidas constitui crime de desobediência e infração sanitária, nos termos da legislação municipal vigente. E agora é lei: quem propiciar a criação do mosquito poderá ser multado.

Faça sua parte

Tampe muito bem a água que for armazenada em baldes, tonéis e outros. Mantenha limpa e fechada caixas d´água, e mantenha a área de sua casa limpa, armazenando bem o lixo e não deixando objetos que possam acumular água.

Não deixe de abrir a residência para a vistoria dos agentes comunitários e da zoonoses, que circulam pela cidade para orientar sobre a doença e para destruir focos. Eles estão sempre com crachá da prefeitura ou da empresa Cejam, prestadora de serviços para a Secretaria de Saúde.

É importante se manter vigilante dentro de casa, observando a bandeja atrás da geladeira e os pratos das plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção da doença, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.