Escolas Dom José, Azteca e Jequitibá serão reformadas

30/07/2013 - 0:00
Escolas Dom José, Azteca e Jequitibá serão reformadas

Pensando na melhoria e na adequação dos espaços públicos e atendendo a demanda da comunidade local, o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio das Secretarias de Obras e Educação, está promovendo a reforma de três escolas municipais.

No período das obras, cerca de 1000 crianças serão transferidas para outras unidades escolares ou para prédios alugados especialmente para abrigá-las.

As obras têm previsão de serem finalizadas até o final do próximo semestre e preveem a manutenção predial, a construção de novas salas, banheiros, uma mini-quadra poliesportiva e até mesmo um novo prédio. Entenda as mudanças:

Escola Municipal Dom José

A Escola Municipal Dom José será a mais atingida pelas mudanças. O atual prédio dará lugar a uma estrutura mais moderna para abrigar as cerca de 200 crianças hoje atendidas pela escola.

As obras terão inicio em setembro, e durante o período de execução os alunos serão transferidos para um prédio alugado pela Secretaria de Educação, localizado no mesmo bairro. O valor aproximado da reforma é de 1,5 milhões.

Escola Municipal Maria Josefina Azteca

A Escola Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca também está passando por mudanças, mas, neste caso, a obra com custo de 1,7 milhões, será feita em etapas, evitando a interdição interina do prédio. Além da manutenção predial, a reforma que já está em andamento, prevê ampliação da escola através da construção de sete novas salas de aula e sanitários.

Num primeiro momento, apenas os alunos do 3º e 5º ano serão remanejados.  As crianças entre 6 e 9 anos  serão transferidas para a Escola Municipal Professor Paulo Freire (Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 1904, Jd. Santa Emília), e terão o transporte assegurado pelo serviço escolar Porta a Porta e por ônibus da própria Secretaria de Educação.

Escola Municipal Jequitibá

Os alunos da E. M. Jequitibá também serão transferidos. No período de obras, que inclui a reforma e adequação da rampa de acesso, a construção de uma mini-quadra poliesportiva e a manutenção do prédio, os alunos serão divididos em três grupos e passarão a frequentar o Núcleo de Educação Infantil Francisco Marcato, localizado no salão da Igreja São Judas; a E.M. Jossei Toda, Praça dos Limoeiros, 01, Jd. Pinheiros; e um espaço provisório, localizado na mesma rua.

Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passarão a frequentar a Escola Estadual Maria Antonieta Martins de Almeida (Avenida dos Coqueiros, 165, Pinheirinho) no período de reformas. A obra terá um custo de 1,2 milhões.

Novas Obras

Também está em fase de estudo pelo Governo Municipal de Embu das Artes, a reforma e ampliação das escolas municipais Édila C. Porfírio (Girassol), Villa Lobos e José Salvador Julianelli.