Escolas promovem a Olimpíada Literária

16/10/2017 - 10:50
Escolas promovem a Olimpíada Literária

As escolas da rede municipal de ensino de Embu das Artes dão continuidade à “Olimpíada Literária 2017”, com o tema Valores Humanos, lançado no dia 1 de agosto pela Secretaria Municipal de Educação.

Confira abaixo como está sendo o desenvolvimento do projeto em diversas escolas:

NEI CAPUAVA: A escola tem trabalhado com contos, como João e Maria, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e o Patinho Feio. Após realizarem a leitura das obras citadas, a equipe organiza cartazes ilustrativos com os temas abordados e fixam nas portas das salas, para que os estudantes identifiquem qual é o conto e apreciem a dramatização dos mesmos. A história do patinho feio foi contada utilizando uma estratégia diferenciada – teatro de sombras – que permitiram aos estudantes um envolvimento na história e uma experiência leitora prazerosa.

NEI SÃO MARCOS: A escola fez a experiência de trabalhar com o livro “O Grande Rabanete” de Fátima Belink. A atividade foi desenvolvida com os estudantes da fase V, período da manhã, colocando como evidência a importância da alimentação saudável junto com uma história divertida. Antes de contar a história, as professoras mostraram aos estudantes, um rabanete; eles puderam, além de manusear o legume, também degustar. Este foi um momento rico de aprendizagem, pois muitas crianças nunca tinham comido rabanete. Juntou-se história, momento literário e alimentação saudável.

E.M. IODOQUE ROSA: A escola tem desenvolvido um trabalho com gêneros literários. Os professores das turmas apresentaram aos estudantes os gêneros literários como: quadrinhos, parlendas, entre outros, realizando leituras aos estudantes, propiciando e incentivando a oportunidade de escolhas, tanto para leituras individuais, quanto para ilustração das histórias. Construíram com o grupo de estudantes um “cantinho de leitura”, disponibilizando um acervo variado de gêneros.

E.M. NILZA PRESTES: A escola tem trabalhado com teatro de fantoche e foi utilizada a obra dos “Três Porquinhos” e outros temas incluídos, colocando em evidência os principais valores humanos e lendas folclóricas.

NEI RESSACA: A escola trabalha a leitura simultânea e essa experiência está acontecendo nas fases III, IV e V do período da manhã, com as histórias: Chapeuzinho Vermelho, Rupi, O Menino das Cavernas, os Três Porquinhos e o Coelho e a Onça. O conto dos três porquinhos tem sido trabalhado com auxílio visual de imagens, e posteriormente, os professores trabalharão as formas geométricas com a confecção da casa dos porquinhos.