Espetáculo teatral Pedro e Domitila será apresentado no Centro Cultural Mestre Assis do Embu

Daniela Karin
06/02/2023 - 10:51

Nos dias 10, 11 e 12/2, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu recebe o espetáculo teatral Pedro e Domitila. A peça conta a trajetória de Domitila e Dom Pedro I, intercalada por cenas que falam da escravidão no Brasil. A montagem é do Núcleo Pedro e Domitila. O texto é de Ênio Gonçalves e a direção de José Geraldo Rocha. No elenco estão Andrea Neres, Bell Talarico, Rodrigo Bianchini e Zhé Maria.

“Domitila foi uma precursora e até hoje a mulher ainda não conquistou o espaço merecido. Foi uma mulher à frente do seu tempo. A peça foi escrita inicialmente com foco na relação dos dois, mas depois, por sentir necessidade, o autor introduziu a questão dos escravos, que narram a história na peça”, diz o diretor.

Observados pelo olhar crítico de um casal escravizados, que  representam  a visão popular, o célebre casal histórico estabelece uma relação amorosa em que não falta paixão, romantismo, ciúme, indiferença, ambição, poder e sofrimento. Realidade e ficção impregnam os personagens através da poética teatral, projetando- os como visionários envolvidos numa paixão que abalou o império. Os acontecimentos são apresentados cronologicamente. Começamos com os primeiros encontros em São Paulo, quando Pedro vem a conhecer a bela Domitila, já então separada de seu primeiro marido. Proclamada a Independência, Pedro retorna ao Rio de Janeiro. Domitila o segue. Durante sete anos, como acontece com vários casais, o romantismo vai cedendo lugar à rotina e aos jogos de interesse de ambas as partes, até o rompimento final.

Eles se conheceram poucos dias antes da Proclamação da República (7/9/1822) e ele a fez Marquesa de Santos em 1826. Com o imperador, Domitila teve cinco dos 13 filhos, entre dois casamentos. Depois de D. Pedro, casou-se com o político paulista Tobias de Aguiar (1795-1857). No fim da sua vida, Domitila se dedicou à assistência social em São Paulo.

Serviço:

Espetáculo Pedro e Domitila