Professores participam de palestra sobre ‘esporte educacional’

Alex Natalino
30/06/2022 - 12:40
Professores participam de palestra sobre 'esporte educacional'

Entre os dias 27 e 28/6, professores de educação física da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Embu das Artes participaram de uma palestra sobre “esporte educacional”, em encontros realizados no ginásio Hermínio Espósito. A formação foi ministrada pela professora Valéria Arlete Bonatti Pazinato, do Conselho Regional de Educação Física (Cref4/SP).

Segundo a palestrante, partindo das quatro dimensões sociais que o esporte alcança, que são “rendimento”, “participação e lazer”, “formação” e “educação”, verifica-se de maneira geral que os professores de educação física desenvolvem, a partir das universidades, uma formação técnica e, por isso, possuem mais dificuldade em aplicar os ensinamentos sob uma perspectiva educacional.

“A ideia foi contribuir com o conhecimento e mostrar aos professores, tendo como referência um projeto implementado há sete anos na Prefeitura de Indaiatuba, como funciona e como podemos fazer a diferença no desenvolvimento integral de crianças e jovens pelo esporte educacional”, disse Valéria. “Pois o esporte é um meio de se atingir objetivos como valores, cidadania, caráter formativo etc. e não um fim, pois o aluno aprende a conhecer, perceber, conviver e a ser”, completou ela.

Para Valéria, o aprendizado ajuda o professor a compreender a si, o mundo ao seu redor e o estimula a refletir sobre suas capacidades, dificuldades, objetivos e valores. Consequentemente, a pessoa é incentivada a buscar conhecimento e atualização na carreira, o que impactará na qualidade dos seus serviços, o levará a ser reconhecido e agregará valor à sociedade, formando crianças e jovens mais conscientes e capazes de desempenhar seu papel social.

Em Embu das Artes, os professores atuam no “Programa Pense + Esportes”, que é um instrumento educacional de inclusão social que tem o compromisso de trabalhar conceitos de ética, socialização, cidadania e disciplina de transformação através do esporte. O projeto atende crianças, adolescentes, adultos, pessoas idosas e pessoas com deficiência por meio de 28 modalidades esportivas realizadas em 25 núcleos esportivos distribuídos em diversas regiões da cidade.

Esporte na sociedade atual

Sobre a presença do esporte na sociedade, Valéria afirmou que a atividade constrói uma identidade social e possui um efeito socializador, sendo uma ferramenta transformadora na vida das pessoas e atuando como um fator de inclusão.

“Eu acredito que a sociedade sempre entendeu a importância do esporte para a vida delas, porém, agora, com o avanço da tecnologia, nós temos mais informações e, nesse sentido, gerou-se mais significado porque elas chegam mais rápido ao indivíduo. Por outro lado, antigamente nós brincávamos na rua, fazíamos nossos próprios brinquedos, aprendíamos valores e movimentávamos nosso corpo. A tecnologia, vista por esse lado, tirou de nós essa possibilidade”, afirmou a palestrante.

Valéria Arlete Bonatti Pazinato é graduada em licenciatura plena em educação física pela Puccamp e possui duas pós-graduações: em “fisiologia do exercício” pela Escola Paulista de Medicina e em “qualidade de vida em empresas” pela Unicamp. Durante 10 anos trabalhou em empresas de grande porte. Atua em gestão de projetos. Desde 2017 desenvolve a gestão de projeto educacional na Prefeitura de Indaiatuba. Também é delegada do Cref4/SP.