Esporte no Embu avança com secretaria

27/02/2009 - 0:00
Esporte no Embu avança com secretaria

Esporte e Lazer dá um salto de qualidade em Embu das Artes a partir de hoje, 27 de fevereiro, com a criação da primeira secretaria específica para a área no município e a posse do secretário Humberto Panzetti, prestigiada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que esteve em visita oficial à estância turística pela primeira vez.

A cerimônia lotou o Centro Cultural Mestre Assis do Embu e reuniu autoridades municipais e estaduais, lideranças do esporte nacional e atletas, entre eles a ex-jogadora da seleção brasileira de Vôlei, Ana Moser, parceira da Prefeitura de Embu em um projeto socioeducativo do esporte, em fase inicial de implantação.

A importância do ato formalizado pelo prefeito Prefeito ao dar posse ao novo secretário foi definida pelo próprio prefeito. Lembrando dos vários pedidos de apoio que atletas da cidade fazem, muitas vezes resumidos a passagens para representar Embu em competições fora do município, Prefeito salientou: “Apoio ao atleta não é um favor, é um direito e deve ser encarado como política pública”.

Essa visão do esporte é compartilhada pelo governo Lula, que, segundo Orlando Silva, inaugurou um novo tempo com a criação de um ministério específico para o esporte no país. Os investimentos federais nos últimos anos saltaram de R$ 371 mil, em 2003, para R$ 1, 4 milhão no ano passado. Os números mostram “a prioridade no tratamento desse tema pelo governo federal”, disse o ministro. O problema, completou ele, é que os recursos ainda são poucos diante do “desafio monumental” que é atender as necessidades de investimentos na área em mais de 5 mil municípios de todo o Brasil.

Visando à Copa de 2014 e considerando que Embu das Artes é a estância turística mais próxima da Capital, o município pode ser um atraente pólo de investimentos no esporte. Segundo Orlando Silva, é preciso aguardar a escolha das 12 cidades-sede pela Fifa e, a partir daí, a definição dos municípios de apoio, mas é uma boa oportunidade para Embu que já se estrutura para isso. Entre os projetos idealizados, o prefeito Prefeito destaca “o Centro Olímpico , um estádio de médio para grande porte, e a melhoria da infraestrutura da cidade, com novos hotéis”. Para isso, o prefeito pretende atrair investimentos privados e recursos públicos federal e estadual.

Panzetti assume trazendo a experiência de gestor público do esporte, como ex-secretário da pasta de Indaiatuba (SP), atuante no fortalecimento das entidades de desporto brasileiras, e de ex-atleta. O secretário de Esporte embuense é um premiado bracista e fundador da Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo.

Num recado bem-humorado ao amigo, o ministro falou: “minha presença Panzetti, fique claro, é para mostrar que estarei de olho em você. Esta cidade está no coração do presidente Lula, por ter um governo que vem estimulando parcerias, modernizando a infraestrutura, entre tantas outras ações” e concluiu, desejando que o novo secretário com o apoio do governo federal trabalhe para que “daqui a algum tempo Embu seja conhecida como Embu das Artes e dos esportes”.

> Entrevista Humberto Panzetti