Estudante da rede leva medalha em Olimpíada de Matemática

08/03/2017 - 0:00
Estudante da rede leva medalha em Olimpíada de Matemática

Walbert Bahú Ribeiro é tímido e de poucas palavras. Quem o conhece nem imagina que atrás daquele garoto de 13 anos está um dos campeões da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu entre julho e setembro 2016.

Mais de 640 alunos dos anos finais da rede municipal da cidade, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram do evento que contou com a participação de mais de 18 milhões de alunos em todo o Brasil na primeira etapa. “Estou feliz pela minha conquista que deixou meus pais e minha escola orgulhosos de mim”, disse o aluno da Escola Municipal Valdelice Prass, no Pq. Pirajuçara.

“Essa é a consolidação do trabalho da secretaria e dos trabalhadores da educação. O Walbert é a expressão de muitos talentos que temos, isso mostra que nossa prática vem dando resultados”, disse o secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis.

“Isso só demonstra que todos os estudantes, quando incentivados, podem aprender matemática e que ela é acessível todos, caindo por terra a ideia de que a matéria é para poucos”, falou a assessora de gestão da Secretaria de Educação, Sandra Lopes.

Há 10 anos Embu das Artes participa da competição, recebendo menção honrosa em 2014 e 2015 e uma das medalhas de bronze em 2016, conquistada pelo Walbert em uma disputa com outros 15 alunos. “Sentimos um orgulho imenso e muita satisfação por fazer parte da vida dele, observamos nele um grande futuro”, contou o diretor Ricardo Santana. O professor de matemática, Carlos Geraldo, foi lembrado pelo estudante como seu grande incentivador.

O aluno recebeu como prêmio uma bolsa no Programa de Iniciação Científica (Pic) do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que realiza as olimpíadas com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O Pic é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo País, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. A OBMEP já ofereceu a mais de 42 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 2.200 alunos participaram do programa como ouvintes.