Estudantes do Ensino Fundamental são avaliados

01/12/2014 - 0:00
Estudantes do Ensino Fundamental são avaliados

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de Embu das Artes realizaram a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 18 a 27/11 nas escolas municipais. A prova, aplicada em caráter nacional,  visa produzir indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Na cidade, 2.700 crianças foram avaliadas no período.

A ANA envolve a fase final do ciclo de alfabetização e o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições das instituições às quais estão vinculadas.

A avaliação é direcionada apenas para essa fase do ensino e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto, instituído pela Portaria Nº 867/ 2012, constitui um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até a conclusão do ciclo de alfabetização. A partir do Pacto, o Ministério da Educação pretende apoiar os sistemas públicos de ensino na alfabetização e no letramento dos estudantes até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Provinha Brasil

Nos dia 2 e 3/12, as crianças dos 2ºs anos do Ensino Fundamental de toda a rede passarão pela Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil, avaliação que mostra o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas escolas. Serão avaliadas 2.560 crianças no total.

Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças.

O objetivo é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

Ideb

As duas provas, ANA e Provinha Brasil, juntamente com outras avaliações, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador de qualidade educacional que sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, através de exames padronizados.

O Ideb 2013 em Embu das Artes superou a meta nacional pelo quarto ano consecutivo. A meta era de 5.3 e os estudantes da rede municipal ficaram com a média 5.5, acima do índice nacional, que ficou em 5.2. O prefeito Chico brito, enquanto gestor e educador, vem cumprindo seu papel para  alcançar  este resultado, investindo fortemente em ações para garantir a inclusão social e cidadã de nossos estudantes. Clique aqui e leia mais sobre o Ideb em nossa cidade