Exposição Raízes da Arte Naif vai até 26/5 e finaliza com uma finissage

23/05/2019 - 17:07
Exposição Raízes da Arte Naif vai até 26/5 e finaliza com uma finissage

A exposição “Raízes da Arte Naif” está chegando ao fim. Os visitantes têm até o dia 26/5 para ver obras de mais de 50 artistas de várias regiões do Brasil, com a curadoria do artista plástico, Paulo Dud, promoção da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Projeto Cor-Ação. No último dia ocorrerá a finissage com coquetel de encerramento, entrega de certificados de participação e presença de artistas, autoridades e amigos.

Entre os destaques da mostra, estão as obras de Maria Auxiliadora (1935 – 1974), que é considerada um dos maiores nomes das artes plásticas brasileira, contemplada com uma bela exposição individual no MASP em 2018. Ela morou em Embu das Artes e integrou a cena local até o início dos anos 70.

A exposição conta ainda com relevantes nomes da arte naif da atualidade, como Henry Vitor, que completará 80 anos de idade, sendo mais de 60 dedicados à arte. Há ainda a presença de Waldomiro de Deus, baiano que reside em Goiâna, e que conquistou o olhar do mundo com suas expressivas e polêmicas obras, ao lado da esposa Lourdes de Deus e do filho Amon de Deus.

De Embu das Artes, destacam-se Raquel Galena e Olavo Camps, dois mestres da arte naif que estarão na Binaif – Bienal Internacional de Arte Naif Totem Cor-Ação, que acontecerá em Socorro no mês de setembro. Sendo uma das principais referências da arte naif no Brasil, Embu das Artes favoreceu o surgimento de muitos prodígios dessa expressão, por ter se firmado como um reduto para aqueles que não encontravam oportunidades para expor em museus e galerias de arte do circuito renomado, além da Feira de Artes ter sido um laboratório para o enraizamento da naif na cidade, pois a partir dela muitos expositores despertaram o interesse pela pintura, mesmo não sendo detentores de técnicas avançadas ou conhecimento acadêmico.

Já a presença de artistas da cidade de Socorro foi possível graças à parceria com a artista Rosângela Politano, que facilitou a participação na mostra dessa importante cena de produção naif paulista.

Clique aqui, para saber mais sobre a exposição.

Raízes da Arte Naif
Quando: até dia 26/05
Finissage: domingo, 26/05, às 16h
Onde: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes)