Extensão Universitária na área do esporte

18/10/2010 - 0:00
Extensão Universitária na área do esporte

Cerca de 100 alunos começaram hoje, 18/10, mais um curso de Extensão Universitária da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Embu das Artes. Trata-se do curso de capacitação em Fisiologia do Exercício, voltado para os profissionais de Educação Física ou que trabalham na área do esporte e lazer, mas não possuem formação universitária. As aulas serão ministradas pelo Professor Doutor Ivan da Cruz Piçarro e Doutor Eduardo Cottecchia Ribeiro e terão duração de dois meses.

O intuito deste curso é atualizar os profissionais que atuam nesta área e aprimorar seus conhecimentos com relação à fisiologia do exercício, melhorando o espírito crítico para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino. Outro aspecto importante é a possibilidade de capacitar o profissional para aplicar os conceitos adquiridos em sala de aula na avaliação da aptidão física, elaboração de programas de condicionamento e treinamento físico, reabilitação e formação de recursos humanos.

Confira o currículo do Dr. Piçarro

Graduado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica, pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1975), mestrado em Farmacologia pela UNIFESP (1982) e doutorado em Farmacologia também pela UNIFESP (1989). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço. Atualmente, é fisiologista do Departamento Profissional do time do Guarani Futebol Clube, de Campinas e é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Também foi fisiologista do Yokohama Flugles, equipe de futebol do Japão e da Sociedade Esportiva Palmeiras.