Facebook da Prefeitura recebe selo de autenticidade

19/04/2016 - 0:00
Facebook da Prefeitura recebe selo de autenticidade

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Embu das Artes, comandada pela secretária Cristina Santos, comemora mais uma conquista: a certificação de autenticidade da página do governo concedida pelo Facebook.  A marca com o sinal de visto, também conhecido como sinal de verificação, pode ser visualizada no topo da página da Prefeitura, ao lado do nome “Prefeitura de Embu das Artes”.

A verificação de fanpages do Facebook não é obrigatória mas, figuras públicas, marcas, empresas e órgãos públicos recebem a certificação de modo a comprovar sua autenticidade e evitar que pessoas mal intencionadas criem perfis falsos e se passem por essas pessoas ou instituições.

O processo para a conquista da certificação incluiu solicitação via Facebook, envio de documentos e análise de critérios como movimentação da página e taxa de resposta para os questionamentos enviados via in-box. O fato de a página ser uma das mais ativas dentre as Prefeituras da região, com publicações diárias e, quase sempre, ter 100% de taxa de respostas para as mensagens recebidas, contribuiu para a certificação.

Segundo Pamela Lima, uma das coordenadoras de redes sociais da Prefeitura, juntamente com Vera Mires, a verificação traz uma perspectiva positiva para a página: “Com a confirmação de autenticidade a nossa página passa a ser a primeira a aparecer nas buscas, o que trará um aumento do número de visitantes. O selo também garante que nós seremos os únicos no Facebook com o nome Prefeitura de Embu das Artes, impedindo o surgimento de páginas falsas”.

A secretária de Comunicação, Cristina Santos, atribuiu a conquista à equipe e garantiu que o trabalho com redes sociais fortalece a diretriz de gestão democrática do governo, uma vez que o Facebook, como as demais redes sociais, é um canal importante de participação e interação com a população: “Essa foi uma grande conquista para a Secretaria, é resultado do trabalho conjunto da nossa equipe e das diretrizes adotadas para a administração das redes sociais. A partir de agora, os seguidores, munícipes e turistas têm a garantia de que esse é um canal oficial, dentro do Facebook, para obter as informações, deixar suas opiniões e sugestões sobre a cidade”.

Atualmente, a página Prefeitura de Embu das Artes conta com 17.818 fãs, alcance mensal de mais de 115 mil pessoas e cerca de 32.633 curtidas e compartilhamentos por mês. Número que tende a evoluir, tendo em vista que somente em Embu das Artes, 65 mil pessoas estão cadastradas no Facebook.

Com o selo, Embu das Artes passa a integrar um grupo restrito de páginas de Prefeituras verificadas como oficiais pelo Facebook, entre elas as Prefeituras de São Paulo, Curitiba e São Bernardo do Campo, entre outras.  Além do Facebook, a Prefeitura de Embu das Artes conta com perfis verificados no Google+ (449 seguidores) e Youtube (2.710 seguidores) e, agora, tem como meta obter a oficialização da conta no Twitter (300 inscritos).

Diferente de outras páginas, o selo concedido para a Prefeitura é cinza, e não azul. A justificativa do Facebook é que, no momento, o selo azul não está disponível para a nossa região. Tanto o selo cinza quanto o azul são marcas que comprovam a autenticidade da página.