Fim de Ano Espetacular tem inauguração do 8º Terminal de Ônibus da cidade

14/12/2015 - 0:00
Fim de Ano Espetacular tem inauguração do 8º Terminal de Ônibus da cidade

O sábado, 12/12, foi agitado e cheio de boas novas em Embu das Artes, após inaugurar a UPA 24h Zilda Arns, o prefeito Prefeito seguiu para o Jardim São Marcos, onde deu continuidade ao Fim de Ano Espetacular e entregou para a população o 8º Terminal de Ônibus de sua gestão e a 19ª Academia Pública de Ginástica.

O novo Terminal Intermunicipal de Ônibus, com 30m de extensão, conta com capacidade para sete veículos, dois na área de embarque e desembarque de passageiros e cinco na pista de manobra, cobertura metálica, dois banheiros, assentos de espera, iluminação, acessibilidade e piso tátil para deficientes, sala de fiscalização, sala de materiais e lanchonete. Passarão por lá às linhas São Marcos/Pinheiros, direto pela BR116, e São Paulo/Pinheiros, via Vila Iasi (Taboão da Serra).

A Academia Pública de Ginástica vem completar a rotina de exercícios dos moradores que costumam utilizar o campo de terra próximo ao local para se exercitar e, também, para estimular a prática de exercícios entre outras pessoas.  Ela conta com oito equipamentos, entre eles multiexercitador, alongador, simuladores de caminhada e cavalgada, rotação diagonal e vertical, esqui e remada, dispostos de forma a trabalhar membros superiores e inferiores.

Na ocasião, Prefeito ressaltou a necessidade de realizar ações que competem ao Governo Estadual, para melhorar a qualidade de vida da população: “Terminal intermunicipal era para o Governo Estadual estar fazendo, mas nós nunca esperamos o Governador. Nós sempre procurarmos às empresas para fazer parcerias e, nessa toada nós já entregamos oito terminais, porque é obrigação da Prefeitura e das empresas de ônibus oferecer conforto aos usuários”.

O gestor municipal também falou do orgulho de nomear a via do Terminal com o nome de uma figura importante, que contribuiu para o desenvolvimento do Jardim São Marcos, Manoel Gomes da Silva, conhecido como Maneco Ornansa: “É uma honra homenagear uma pessoa tão simples, mas que cuidava dessa praça como se estivesse cuidando do jardim da própria casa”.

O Deputado Estadual Prefeito compareceu à inauguração e fez uma reflexão sobre a evolução do Jardim São Marcos e elogiou o prefeito Prefeito que, segundo ele, é um bom articulador: “A gente precisa comemorar esse momento aonde o bairro que a gente mora vai ficando mais bonito e organizado. Eu gostaria de parabenizar o prefeito Prefeito, que soube planejar a cidade e dar continuidade ao projeto que nós iniciamos em 2001 e que de lá para cá vem fazendo coisas na periferia e no centro. Nós sabemos que só os recursos da cidade não bastam, mas  mesmo com a crise, as  obras em Embu das Artes não param”.

O secretário de Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira (Cal), elogiou a audácia do prefeito Prefeito em criar a pasta, em 2009, e comparou a cidade a outros municípios que há meses não realizam nenhuma inauguração: “Isso foi importante para o desenvolvimento e para que hoje nós pudéssemos estar aqui entregando o 8º terminal de ônibus dessa gestão. Essa é terceira inauguração que está acontecendo hoje a UPA, o terminal e a academia e, em breve, o Hospital Leito, isso demonstra a qualidade do trabalho e a força de vontade que tem o nosso prefeito”.

Representando Vitor Manuel, proprietário da Viação Pirajuçara, Alexandre Moreira, coordenador de operações da empresa, agradeceu ao prefeito Prefeito a oportunidade de firmar essa parceria que beneficiará usuários e funcionários da empresa: “Esse é um terminal por onde passam 7 mil pessoas por dia, cerca de 190 mil passageiros por mês, a parceria traz melhoria para todos, motoristas, cobradores e população.”

As mudanças do bairro ficaram evidentes principalmente para quem mora no local, utiliza transporte público diariamente ou passa pela via. Ouça alguns depoimentos:

Ana Lúcia Soares mora há 20 anos no Jardim São Marcos e, além de falar sobre o novo do Terminal, comentou sobre a transformação do bairro.

Maria Zilda  Pereira de Matos, 59 anos, sofre com hipertensão e, por recomendação médica, caminha diariamente no Campo do São Marcos.

Leda Maria Serejo Graça mora há 3 anos no Jardim São Marcos, desempregada, ela conta que a academia beneficiará quem precisa se exercitar mas não tem condições de pagar uma academia.

Dabit Ferreira Nascimento aprovou a mudança. Agora, com o novo Terminal não precisará se preocupar com a chuva na hora de ir trabalhar.

Participaram da inauguração lideranças comunitárias, Dedé, presidente da Associação de Moradores do Jardim São Marcos, Dayse Bastos da Silva, filha de “Maneco Ornansa”, os secretários Nelson Pedroso (Obras) e Mário Alves (Serviços Urbanos) os vereadores Ney Santos (presidente), Jabá do Depósito, João Leite, Gilvan da Saúde, Clidão do Táxi, Doda Pinheiro, Carlinhos do Embu, Dra. Bete e Julio Campanha.