Folia de Reis é cultura popular viva em Embu das Artes

06/01/2016 - 0:00
Folia de Reis é cultura popular viva em Embu das Artes

“É um super encontro das memórias dos nossos antepassados, tradição ainda conservada pelos pequenos grupos da cidade e o que a gente precisa fazer é incentivar que os educadores participem dessas vivências. Infelizmente, nossos netos talvez não possam vivenciar essa manifestação popular”.

Carlos Caçapava, percussionista e educador, resumiu assim a chegada da Folia de Reis Grupo Marajoara, do Jardim Santa Clara, no Memorial Sakai na terça-feira (5/1) à noite, organizada pela coordenadora do Memorial Sakai e artista plástica, Tônia do Embu, e colaboradores – ceramistas de Embu das Artes.

A saudação ao presépio do Memorial Sakai pelo Grupo de Folia de Reis também marca a comemoração de aniversário de 102 de nascimento do ceramista Sakai de Embu (1914-1981), mestre de Tônia, que recebe a Folia de Reis desde 2004. Sakai nasceu em Hiroshima, no Japão, adotou Embu das Artes como sua terra e era um fervoroso entusiasta das tradições cristãs e artísticas locais.

“Sakai era amante da cultura brasileira e, quando inauguramos o memorial em 2003, fiquei imaginando o que fazer no aniversário dele. Lembrei da Folia de Reis, que compõe o ciclo natalino, que começa dia 23 de dezembro e termina dia 6/1, dia em que desmontamos os presépios”, conta a ceramista. Essa é uma tradição popular que iniciou em Portugal, e lá já não existe mais, de acordo com Tônia.

Mello Oliveira, alferes na Folia de Reis, é responsável pela bandeira – que vai à frente dos integrantes da folia, como um cartão de visita, avisando a chegada dos Santos Reis Magos, que foram visitar o menino Jesus na manjedoura. “A igreja católica era contra a presença dos palhaços, mas eles conquistaram a população, porque o papel deles é distrair as autoridades que querem pegar Jesus. Carregam cajados como defesa e apoio para descansar”, afirma o pesquisador de cultura popular.

Os foliões chegam cantando, pedem licença para entrar na casa e os palhaços rezam ajoelhados em frente ao presépio feito por ex-alunos e alunos do memorial. Eles também abençoam a mesa de comidas e frutas, saudando a chegada do menino Deus e pedindo um ano de abundância para todos. Dois presépios de terracota enfeitam a Capela de Santa Cruz. O maior, com peças de Helaine Malca, Elza Alemán, Dulphos Magalhães e Maurício Pereira, os dois últimos já falecidos. No menor, todas as peças foram feitas por Antonio Gonzaga, sobrinho de Tônia do Embu.

O alferes da folia conta que a Folia de Reis do Marajoara existe desde 1959 e hoje (6/1) realiza encontro na Escola Viva Vida, na av. Vereador Jorge de Souza, 1000. Nilton é o Mestre da Folia de Reis. O Estado de São Paulo possui mais de 160 Folias de Reis, segundo Mello.

Estiveram presentes: os secretários municipais Paulo Oliveira (Esportes e Lazer de Embu das Artes), Raquel Zaicaner (Saúde de Taboão da Serra),  Profº Pedro Aires, o músico Vitor Trindade e família, dra. Cláudia Chagas, médica e assessora técnica da Secretaria de Saúde de Embu das Artes, Cidinha Carpi e Noêmia Cachoeira, ambas coordenadoras da Festa de Santa Cruz, outra tradição popular da cidade.

O Memorial

O Memorial Sakai de Embu reúne dezenas de peças do artista Tadakyio Sakai, um dos maiores e principais representantes da escultura em terracota no Brasil, respeitado por sua criação e pela originalidade de sua obra. Com monitores, o espaço leva o visitante a conhecer aspectos da vida de Sakai, seus prêmios, alunos e admiradores. Baixos-relevo de alunos e ex-alunos estão afixados nas paredes do ateliê e, do lado de fora, é possível observar o forno onde é feita a queima das cerâmicas em terracota.

Em área de 400 metros quadrados, o Memorial é um espaço cultural que, além do museu com obras do mestre e de seus alunos, tem exposições periódicas de outros artistas plásticos. E onde funciona uma escola de cerâmica e esculturas em terracota, gratuita, durante o ano todo, cujo objetivo é descobrir novos talentos.

O Memorial Sakai de Embu das Artes abre todos os dias, das 9h às 17h. Rua Rebolo Gonzáles, 185, Vila Cercado Grande, Cruzeiro da Paz. Tel.: (11) 4241-5993. Entrada franca. Agende visitas monitoradas e palestras. Telefone 11 4704-6565, Centro de Atendimento ao Turista (CAT).