Formandos do Curso de Pintor e Oficina de Fotografia recebem certificado

30/10/2017 - 17:58
Formandos do Curso de Pintor e Oficina de Fotografia recebem certificado

Na sexta-feira (27/10), alunos receberam os certificados de conclusão de dois cursos promovidos pela Secretaria de Trabalho e Emprego, o de Pintor Predial e o de Fotografia, em cerimônia realizada no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

O Curso Básico Profissionalizante de Pintor Predial, em parceria com o Programa Via Rápida do Governo do Estado, envolveu 23 alunos que desenvolveram as principais atividades do ofício, como preparação e acabamento de superfícies imobiliárias, utilização de diferentes produtos, equipamentos, utensílios e ferramentas. A parte prática do curso foi a pintura da área externa da sede da Prefeitura, que abrangeu 1.250m² . Todos os formandos receberam bolsa auxílio de R$ 210,00.

Já a Oficina de Fotografia disponibilizou vagas para 20 jovens aprenderem técnicas básicas para alcançarem bons resultados na fotografia e a registrar imagens com um olhar diferenciado. As aulas foram ministradas no Centro de Referência da Juventude (CRJ).

O secretário de Trabalho e Emprego, Paulo Vicente dos Reis, defendeu que a constante qualificação profissional ajuda a superar o desemprego, preparando a pessoa à exigência do mercado. “Não parem de estudar, quanto mais cursos fizerem, mais prontos estarão para quando surgir uma oportunidade de trabalho”, declarou.

Estiveram presentes na mesa, o vereador Carlinhos do Embu (vice-presidente da Câmara) e os diretores da pasta Sandra Pereira Lopes (Qualificação), Luciane Cavalieri (Projetos e Convênios) e Manoel Santos (Trabalho).

A impressão de quem se formou

Kely Evangelista fez o Curso de Pintor e deu um depoimento sincero sobre sua experiência. “Houve respeito por parte dos colegas ao verem uma mulher se interessar pela pintura predial, mas contra aqueles que possam questionar, eu penso que o curso não é apenas para homens, mas para todos nós, pois, com dedicação é possível se tornar um bom profissional, indiferente do sexo”, declarou ela.

À procura de um curso de pintor, Edilson Ferreira de Araújo conheceu muitas técnicas na formação, como, por exemplo, lixar e aplicar uma massa na parede, e, além de aprender a pintar a própria casa, ganhou uma opção de trabalho: “Essa vivência ampliou as chances de eu exercer esse ofício futuramente”.

Na fotografia , André Luis Correia de Moraes, 15 anos, foi motivado pela sua mãe a fazer o curso: “Aprendi a base da fotografia, fiquei bastante interessado nesse ramo e pretendo saber mais”.

Já Juliana Ribeiro de Jesus, 17 anos, procurava por um curso bom de fotografia, quando ficou sabendo da oficina no CRJ. “Gostei do curso, tivemos um ótimo professor, e estou pesquisando uma faculdade para estudar fotografia no ano que vem”.