Frente de Trabalho recebe reajuste na bolsa-auxílio

09/04/2010 - 0:00
Frente de Trabalho recebe reajuste na bolsa-auxílio

Os trabalhadores do projeto de inclusão social Frente de Trabalho de Embu das Artes receberam um reajuste de cerca de 16% na bolsa-auxílio. Agora, eles passam a receber R$ 350 (300 reais da bolsa-auxílio e 50 reais de auxílio condução), cinqüenta reais a mais do que ganhavam anteriormente. O aumento no benefício social foi dado para garantir às famílias dos trabalhadores uma renda mínima para que possam suprir suas necessidades básicas. Aproximadamente 1.400 trabalhadores foram contemplados com a medida. O aumento vem após cinco anos do último reajuste.

Os recursos disponibilizados para o acréscimo na bolsa-auxílio são provenientes da própria prefeitura. Atualmente, todas as vagas na Frente de Trabalho estão preenchidas e não haverá novas contratações no momento.

Sobre a Frente de Trabalho

O projeto tem caráter assistencial e faz parte da política de inclusão social do Governo Municipal. Além de uma fonte de renda, é também uma possibilidade de melhorar a educação pessoal e profissional de cada um de seus participantes, pois os trabalhadores recebem cursos e palestras gratuitas, que os ajudam no desenvolvimento de novas atividades. Essas atividades também estão passando por reformulações para atender ainda mais as necessidades de capacitação profissional dos participantes.

Esses trabalhadores atuam em diversas áreas da administração. O contrato é feito por três meses e pode ser renovado até completar um ano. Estar estudando contará pontos na hora da renovação do contrato. Além da bolsa-auxílio, os trabalhadores recebem cesta básica, auxílio locomoção e seguro contra acidentes de trabalho.

Servidores recebem reajuste salarial

O salário de todos os servidores públicos municipais foi reajustado dia 31 de março, em 7,35%, valor do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado desde setembro de 2008. Com isso, o piso salarial da administração passa de R$ 546,76 para R$ 586,95. Por conta da crise financeira mundial, em 2009 não foi possível dar o reajuste de 4,36% – índice de setembro. Mas, conforme acertado com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Embu, a gratificação está sendo oferecida neste mês com os devidos reajustes. O aumento salarial continuará fazendo parte das políticas de Recursos Humanos deste governo.