GCM divulga balanço de violência

27/01/2011 - 0:00
GCM divulga balanço de violência

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu divulgou o relatório final dos delitos ocorridos em Embu das Artes no ano de 2010. O documento foi produzido em conjunto com as Polícias Civil e Militar. No total, foram registradas 3.054 ocorrências na cidade – 40 homicídios, 455 roubos de autos, 449 furtos de autos (sem uso de intimidação), 1.200 roubos em geral (mediante violência ou ameaça à pessoa) e 910 furtos em geral.

Em 2009, ocorreram oficialmente 2.707 crimes – 39 homicídios, 335 roubos de autos, 344 furtos de autos, 1.141 roubos em geral e 867 furtos genéricos. De acordo com a GCM, a alta dos índices de violência de 2009 em relação a 2010 se deve ao grande desenvolvimento pelo qual a cidade vem passando, ao aumento na frota de veículos e pela construção dos trechos Sul e Oeste do Rodoanel, que ampliou as rotas de entrada e saída da cidade e trouxe diversas empresas para o município.

Apesar de a segurança pública ser uma política de responsabilidade do Governo do Estado, de acordo com a Constituição, a Prefeitura vem (nos últimos anos) trabalhando e não está medindo esforços para combater a violência na cidade. Prova disso foi a criação da GCM, em 2003, da Lei Seca e mais recentemente da Lei da Poluição Sonora, a instalação de câmeras de segurança no Centro Histórico, mapeando e iluminando pontos perigosos da cidade, como ruas e vielas, diminuindo a incidência de crimes.  Também houve o desenvolvimento de programas de geração de emprego e renda, reformas e construção de espaços de esporte e lazer, e mensalmente são realizadas reuniões com o comando regional das Polícias Militar e Civil, além da GCM, para definir ações estratégicas nos pontos com maiores índices de violência.

Em agosto de 2009, o prefeito Prefeito entregou novos equipamentos públicos que contribuem para combater a violência na cidade: a nova sede da GCM, a GCM Ambiental, no bairro do Itatuba, e as bases móveis da GCM, no Parque Pirajuçara e no Jardim Vista Alegre. Neste bairro, a GCM apurou que os delitos diminuíram 22,1% em 2010, depois da implantação da base móvel, mostrando eficácia em apenas um ano e meio de operação na região.

Lei Seca e Lei da Poluição Sonora

Com relação à Lei da Poluição Sonora, que foi implantada em maio do ano passado, foram registradas 1.594 ocorrências, sendo que em 358 oportunidades houve notificação. Também houve 294 casos de fechamento de bar por desrespeito à Lei Seca, que proíbe o funcionamento após as 23h, de bares e similares. A lei já está em vigor desde 2003 e contribui amplamente para que a criminalidade no município venha caindo nestes últimos anos.

“Saidinhas de banco”

Até a metade do ano de 2010, estavam acontecendo muitos roubos e furtos nas chamadas “saidinhas de bancos” na região central do município.  Após a instalação das 26 câmeras de monitoramento por parte do governo Prefeito, esses delitos praticamente zeraram. Parte do programa Embu Mais Segura, o novo sistema de monitoramento, inclusive ajuda as polícias a resolver outros crimes. Segundo o levantamento da GCM, o número de roubos e furtos ocorridos a 50 metros das câmeras diminuíram 20 e 28,5 %, respectivamente, por conta do sistema de monitoramento. Em 2009, foram registrados 285 delitos no centro da cidade, já em 2010, aconteceram 254, uma queda de 10,9%.

Para a moradora do bairro Itatuba Vera Lucia Silva, as câmeras de seguranças trouxeram mais tranquilidade para a região central. “Me sinto mais segura para ir ao banco e fazer depósitos ou sacar dinheiro. As câmeras estão mostrando que realmente são eficientes” – disse Vera. “Antes da instalação das câmeras, tínhamos muitos assaltos nas saídas de banco, inclusive o fato aconteceu com dois clientes meus. Depois das câmeras, o problema diminuiu e não ouvi mais nenhum comentário em relação às “saidinhas de banco”. Estou vendo também constantes rondas policiais, o que ajuda a inibir o crime”, elogiou Luiz Roberto Rosário, residente no Jardim Sílvia e que possui um estacionamento no centro da cidade.