GCMs participam de palestra sobre Atendimento Pré-Hospitalar

23/10/2015 - 0:00
GCMs participam de palestra sobre Atendimento Pré-Hospitalar

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) continua. Na quinta-feira, 22/10, 26 Guardas Civis Municipais (GCMs) participaram da uma palestra sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrada por Ricardo Teixeira dos Santos, enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Embu das Artes. Após uma semana intensa de capacitações, a Sipat se encerra nesta sexta-feira, 23/10, com diversas atividades, das 13 às 17h, na Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública. Confira aqui a programação.

Segundo Ricardo, muitas vezes a GCM chega ao local da ocorrência antes mesmo do SAMU e o atendimento prévio é imprescindível nesses momentos, podendo salvar vidas. Por isso, a importância dos Guardas estarem capacitados para realizar esse tipo de atendimento.

Ao ingressar na Guarda Civil Municipal os novos membros do efetivo recebem capacitação de primeiros-socorros. No entanto, por não lidarem diariamente com ocorrências que exijam a execução dos procedimentos, a reciclagem é importante para relembrar e se atualizar.

Durante a palestra, foram abordadas técnicas para lidar com diferentes tipos de ferimentos, hemorragias e queimaduras e, também, procedimentos em casos de convulsão e parada cardiorrespiratória (PCR).

Entre as dicas dadas pelo profissional estão: avaliar a cena e os riscos envolvidos no atendimento, preservar a própria segurança e acionar a ajuda profissional, ligando para o 192, antes de iniciar o atendimento à vítima.

Ao fim do evento, com o uso de manequins simuladores de atendimento, os participantes puderam executar ficticiamente compressões torácicas, técnica utilizada no processo de reanimação cardiopulmonar.

Ouça o que alguns dos participantes têm a dizer sobre o encontro:

GCM Garcia

GCM Sales

SAMU

Criado em 2011, o Samu Regional está localizado no Jardim Magali, em Embu das Artes. Com, quase 150 profissionais, é responsável pelo atendimento as cidades de Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Itapecerica da Serra.