O ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Jr., o historiador Márcio Amêndola e a pastora Shirley Batista de Melo receberam o título de “Cidadão Embuense”, durante cerimônia ocorrida terça-feira (6/12) na Câmara Municipal, em reconhecimento pelas suas contribuições para o desenvolvimento de Embu das Artes, com atuações na assistência a comunidades carentes, no serviço público, no ativismo cultural e na comunicação.
A proposição das homenagens foi do vereador Edvânio Mendes, que justificou a indicação dos nomes: “Eles não estão aqui hoje pela amizade, mas pela transformação que fizeram na nossa cidade a partir da dedicação de seus trabalhos e funções”.
Arquiteto urbanista formado pela PUC de Campinas, Geraldo Juncal é especialista nas áreas de habitação, saneamento, urbanismo e meio ambiente e atualmente é presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB) da Prefeitura de São Paulo.
Começou a trabalhar em Embu das Artes em 2003, assessorando a Companhia Pró-Habitação, órgão que presidiu em seguida. No primeiro mandato do prefeito Prefeito, Juncal criou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que foi responsável por firmar e elaborar os convênios de todas as secretrarias com os governos estadual e federal para captação de recursos que viabilizaram vários projetos, como a construção de unidades habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida que criou 1.600 moradias no município, CEU Jd. do Colégio, UPA Santo Eduardo etc. A pasta ainda coordenou a revisão do Plano Diretor e implantou políticas de regularização de loteamentos clandestinos.
“Eu tinha que vir aqui para representar a equipe técnica, os servidores e os movimentos sociais que muito trabalharam para que o município tivesse dias melhores”, disse Juncal, que em seguida citou o crescimento socioeconômico de Embu das Artes, com um PIB per capta que saltou da 30ª colocação em 2003 para 18º em 2010, entre os município da Grande São Paulo, graças à política social e econômica implantada pela gestão.
Outros homenageados foram o historiador Márcio Amêndola e a pastora Shirley Batista de Melo. Também foram entregues medalhas do “Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes” a Gilmá Batista Dias, Zulmiro Pereira e Dário Oscar de Barros.
Também presentes: secretários municipais Paulo Giannini (Governo), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Paulo Oliveira (Esportes), Maria Emília dos Santos (Controladoria Geral); vereador Gilson Oliveira, além de movimentos sociais, lideranças comunitárias, Sindicato dos Químicos, imprensa e população.